
Uma trabalhadora médica prepara uma dose da vacina contra COVID-19 da Sinovac da China durante um programa de vacinação em massa com os profissionais de saúde como grupo prioritário em Surabaya, Indonésia, em 31 de janeiro de 2021. (Aditya Hendra/Xinhua)
Jacarta, 12 mai (China) — A vacina CoronaVac, desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, reduziu efetivamente o risco de sintomas de COVID-19 em profissionais da saúde em 94%, mostrou um estudo do Ministério da Saúde da Indonésia.
O chefe da equipe de pesquisa, Pandji Dhewantara, informou na quarta-feira que o estudo realizado de 13 de janeiro a 18 de março deste ano envolveu 128.290 profissionais que não foram infectados pela COVID-19.
“A conclusão foi feita após eles receberem a segunda dose da vacina de COVID-19”, disse Dhewantara.
O estudo também concluiu que, a vacina da Sinovac foi 96% eficaz na proteção de trabalhadores médicos contra internações decorrentes da infecção pelo coronavírus e 98% eficaz na prevenção de mortes devido à pandemia.
A porta-voz do Ministério da Saúde para a vacinação contra COVID-19, Siti Nadia Tarmizi, disse que os profissionais de saúde pertencem ao grupo de maior risco de infecção pela COVID-19, pois estão trabalhando na linha de frente no combate à pandemia.
Tarmizi também enfatizou a importância de mais pessoas tomarem a vacina contra COVID-19, para alcançar a imunidade de rebanho e acabar com a pandemia o mais breve possível no país do Sudeste Asiático.
A Indonésia tem sido duramente atingida pela pandemia, com seus profissionais de saúde mais sujeitos a infecções. Até o final de abril, pelo menos 900 trabalhadores médicos indonésios haviam morrido por causa da COVID-19, de acordo com Lapor-Covid-19, uma iniciativa independente de dados sobre o coronavírus.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)