Um foguete transportador Longa Marcha-2C carregando seis satélites produzidos pela GalaxySpace, com sede em Beijing, e um satélite comercial de sensoriamento remoto decola do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na Província de Sichuan, sudoeste da China, em 5 de março de 2022. (Foto de Zheng Zhongli/Xinhua)
Beijing, 7 abr – A GalaxySpace, um fabricante de satélites com sede em Beijing, alcançou medição e controle de baixa órbita em banda V em seus seis satélites que foram enviados ao espaço em 5 de março, informou o China Science Daily nesta quarta-feira.
A medição e o controle de satélites referem-se a alcançar a posição e a condição relacionadas, além de controlar as plataformas e cargas de satélites.
Atualmente, a comunicação via satélite é geralmente realizada pelo espectro de frequência Ku/Ka. Os recursos nestas duas frequências têm se tornado gradualmente saturados, assim os satélites de comunicação comercial internacional estão gradativamente se desenvolvendo em bandas de frequência mais altas, de acordo com a reportagem.
As bandas de frequência Q/V são as mais indicadas para comunicação via satélite devido a sua extensa banda larga, grande capacidade, feixe estreito e baixo custo. No entanto, ainda estão no estágio inicial de seu desenvolvimento.
Os seis satélites verificarão a tecnologia de rede e a capacidade de serviço da constelação de internet de órbita baixa. Também checarão a tecnologia de sensoriamento remoto.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)