Preços da gasolina e do diesel sobem para recordes nos EUA

Rover de Marte da China encontra evidências de água no planeta vermelho, diz estudo
Inflação na Alemanha atinge máximo histórico de 7,4% em abril

Preços da gasolina e do diesel sobem para recordes nos EUA

Los Angeles,  — Os preços médios nacionais da gasolina comum e do diesel nos Estados Unidos subiram para novos recordes na terça-feira.

De acordo com a Associação Americana de Automóveis (AAA), que fornece a análise mais recente do preço do gás com base em dados de 130.000 postos de gasolina em todo o país, o preço do gás normal subiu quatro centavos na terça-feira para 4,37 dólares americanos por galão, superando o recorde anterior de 4,33 dólares em 11 de março.

Os preços do diesel bateram um recorde, com o preço médio nacional agora de 5,55 dólares por galão, 23 centavos acima da semana passada, quando o recorde mais recente foi estabelecido.

O aumento deve-se principalmente ao elevado custo do petróleo bruto, que rondava os 100 dólares o barril na semana passada e agora se aproxima dos 110 dólares, afirmou a AAA em nota, acrescentando “com o custo do petróleo representando mais de metade do preço da bomba, óleo mais caro significa gasolina mais cara”.

O aumento nos preços da gasolina e do diesel não apenas aumenta as pressões inflacionárias que aumentaram os temores de recessão, abalaram os mercados financeiros e pioraram a visão dos americanos sobre a economia, mas também afetaram diretamente o setor agrícola.

Agweb.com, um site de notícias agrícolas dos EUA, afirmou na terça-feira que os agricultores agora estão relatando preços mais altos do diesel agrícola do que o diesel rodoviário, o que normalmente não é o caso.

Os agricultores já enfrentam escassez de peças de equipamentos, pneus e alguns insumos agrícolas, segundo o relatório, acrescentando que devido ao aumento da demanda e à queda na produção, a escassez de diesel pode ser um grande golpe.

 

Fonte: Agência Xinhua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *