
Washington, 26 mar (China) — As tentativas de dividir o mundo em campos diferentes não são soluções para os desafios globais, incluindo a batalha contra a pandemia de COVID-19, a mudança climáticas e a pobreza, disse recentemente Cui Tiankai, embaixador chinês nos Estados Unidos.
“Acreditamos que o que mundo de hoje deseja e o que o mundo de amanhã desejaria são esforços conjuntos de todos os países para construir uma comunidade de nações com um futuro compartilhado”, disse Cui na quinta-feira em uma entrevista ao vivo com a âncora da CNN, Christiane Amanpour.
Qualquer tentativa de dividir o mundo em diferentes campos, ou mesmo construir blocos militares de confronto não são soluções para os desafios globais, segundo o embaixador chinês.
A reunião de alto nível entre os mais altos diplomatas chineses e norte-americanos em Anchorage, no Alasca, na semana passada, foi oportuna e ajudou certamente os dois lados a se entenderem melhor, destacou Cui.
“Espero que isso seja o início de um longo processo de diálogo, comunicação e, com sorte, coordenação entre os dois lados”, acrescentou.
“Estamos certamente vivendo em um mundo muito diferente, um mundo em rápida transformação. E há sistemas diferentes no mundo, civilizações diferentes”, observou ele. “Portanto, acreditamos que nosso futuro reside nos esforços conjuntos para construir tal comunidade global, não para dividir o mundo em diferentes campos.”
“Nosso objetivo é atender à crescente aspiração do povo chinês de uma vida melhor. Nosso objetivo não é competir ou substituir qualquer outro país”, afirmou Cui, acrescentando que espera que as pessoas possam ter uma melhor compreensão disso.
O embaixador assinalou que a China está sempre aberta para a cooperação internacional e está comprometida com a cooperação multilateral, acrescentando que tal cooperação deverá ser baseada na igualdade, benefício recíproco e respeito mútuo.
“Como as pessoas podem cooperar umas com as outras se não se tratam como iguais? … Isso é o problema dos países ocidentais”, disse Cui.
“Eles ainda precisam aprender a como tratar outros países, outras raças e outras civilizações como iguais.”
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)