

Depois de um hiato de sete anos, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo voltou, com o setor em transformação acelerada: mais elétricos, mais tecnologia – e uma presença cada vez maior das marcas chinesas.
A 31ª edição do salão reuniu centenas de veículos expostos – clássicos, superesportivos, lançamentos de mercado e modelos elétricos e híbridos de última geração.
A resposta do público demonstrou que a paixão do brasileiro por automóveis está mais viva do que nunca.
Mas o que mais chamou a atenção nesta edição foi a mudança no mapa do setor.
SOUNDBITE – João Barion – Piloto de Drift
“Me surpreendeu a quantidade de lançamentos e novas empresas chinesas vindo para o mercado. Para nós, como consumidor, isso é muito bom porque como consumidor, cada vez mais a gente passa a ter carros mais acessíveis, mais competitivos, com mais tecnologia e fazendo as marcas se equilibrarem um pouco mais em preços.”
Marcas chinesas dominaram o pavilhão, com grandes lançamentos, enquanto algumas montadoras tradicionais estavam ausentes.
Essa mudança estrutural já é percebida pelo setor de mobilidade elétrica, que acompanha de perto o avanço das empresas chinesas no mercado brasileiro.
SOUNDBITE – Ricardo Bastos – Presidente da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico
“Depois de 7 anos sem um evento como este, o Brasil retoma a ter um salão. E uma presença maciça da indústria automobilística chinesa. Estamos aqui com a presença de várias montadoras, colocando seus produtos, seus carros e muita tecnologia. A frequência do público aqui está muito grande. Temos dias com mais de 50 mil pessoas visitando aqui e todas elas conhecendo e vendo os produtos chineses.”
Além da força dos elétricos, a feira também reforçou o interesse do público por tecnologias alternativas e novos formatos de transporte. E uma das demonstrações mais comentadas foi um drone tripulado que virou atração diária do salão.
SOUNDBITE – Lyu Guojie – Vice Presidente da GAC International
“Esta é a menor aeronave de dois lugares com um alcance de 30km; a maior é uma aeronave de cinco lugares com um alcance de 200km. Espera-se que a aeronave obtenha certificados de aeronavegabilidade na China no próximo ano, permitindo voar em espaço aéreo abaixo de 1000m. Eles terão um piloto automático de nível 4, substituindo completamente operações complexas e não exigindo licença de piloto. O carregamento é rápido, chegando a 80% em apenas 30 minutos. Os veículos elétricos podem deixar a terra, levando a viagem a uma nova altura.”
Apesar da variedade, alguns visitantes sentiram falta de marcas que costumavam disputar holofotes, como Ferrari, Porsche, Lamborghini e BMW.
Nesta edição, o espaço delas foi substituído por montadoras asiáticas que vieram para conquistar terreno.
Entre essas novidades está a Denza, a nova linha de luxo da BYD, que estreou no Brasil no segmento premium, reforçando o avanço chinês em faixas de preço onde, até pouco tempo, reinavam apenas europeus.
E não foi só a Denza: várias marcas chinesas fizeram sua primeira aparição no Brasil, como Omoda, Leap Motor e outras que utilizaram o salão para se apresentar ao consumidor brasileiro.
No meio dessa diversidade, o público avaliou de perto as opções elétricas, híbridas e premium que começam a chegar ao país.
SOUNDBITE – Samuel Vasconcelos – Visitante
“Eu gostaria ainda de olhar o modelo Seal, da mesma marca. Mas é um carro fantástico. Um dos representantes da marca disse que é uma possível tendência para vir para o Brasil, porque tem sido um dos carros mais visitados da feira. E um carro extremamente tecnológico, gostei bastante do veículo e eu acho que é um carro promissor.”
A pista de test-drive ofereceu aos visitantes, elétricos silenciosos, SUVs robustos e até modelos inéditos no Brasil. Para muitos, foi a primeira experiência ao volante de um carro totalmente elétrico.
O Salão do Automóvel de 2025 terminou reforçando duas certezas: a primeira é que o brasileiro continua apaixonado por carro. A segunda é que o centro dessa paixão está mudando de endereço.
Com a chegada de novas marcas, a estreia de linhas de luxo e tecnologias que vão do asfalto ao ar, São Paulo voltou a receber um salão que trata o futuro como presente.
Correspondentes de Xinhua News informando de São Paulo, Brasil. (XHTV)
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)