
Jiang Biao (à esquerda) verifica a qualidade das roupas na empresa de roupas Chaoyang, na vila de Daji no distrito de Caoxian, Província de Shandong, leste da China, em 27 de março de 2018. (Xinhua/Guo Xulei)
Beijing, 5 mai (China) — A vitalidade das pequenas e médias empresas (PMEs) da China melhorou no primeiro trimestre deste ano, à medida que a economia se recuperava ainda mais do impacto da COVID-19, de acordo com os dados mais recentes da indústria.
O Índice de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas, baseado em uma pesquisa com 3 mil PMEs, aumentou 0,5 ponto no primeiro trimestre, para 87,5, e atingiu seu nível mais alto desde o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Chinesa das Pequenas e Médias Empresas.
O índice contém vários subíndices para avaliar o desempenho e as expectativas das PMEs. Uma leitura acima de 100 reflete uma tendência ascendente nos negócios, enquanto uma leitura abaixo de 100 indica vitalidade prejudicada.
Os subíndices de macroeconomia, financiamento, custo e mão-de-obra ficaram todos acima de 100 no período de janeiro a março.
A confiança empresarial entre as PMEs foi restaurada, as expectativas do mercado continuaram a melhorar e as tensões de caixa foram amenizadas, disse a associação, citando as medidas pró-PMEs da China, como políticas monetárias direcionadas do banco central que reduziram as pressões de financiamento.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)