Fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, e “mergulhadora das grandes profundidades” Du Mengran são incluídos na lista influente da Nature 2025

China lança novo grupo de satélites para internet
Crise dos Correios

Fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, e “mergulhadora das grandes profundidades” Du Mengran são incluídos na lista influente da Nature 2025

Londres – Liang Wenfeng, fundador da empresa chinesa de IA DeepSeek, e a geocientista chinesa Du Mengran, conhecida como “mergulhadora das grandes profundidades”, foram selecionados para a lista anual “Nature’s 10”, da revista Nature, que destaca dez personalidades centrais nas maiores histórias científicas de 2025.

Os dois foram reconhecidos, respectivamente, pelo impulso que deram ao desenvolvimento de modelos de IA de grande escala e pelo pioneirismo em explorações de mares profundos que revelaram alguns dos ecossistemas animais mais profundos já observados na Terra.

No perfil dedicado a Liang, a Nature observou que sua empresa, a DeepSeek, “abalou o mundo da inteligência artificial” em janeiro com o lançamento do poderoso e econômico modelo R1. A revista destacou que a iniciativa “demonstrou instantaneamente que os Estados Unidos não estavam tão à frente em IA quanto muitos especialistas imaginavam”.

O perfil sobre Du ressaltou seus mergulhos pioneiros na zona hadal, a camada mais profunda do oceano, de mais de seis quilômetros. No fundo da Fossa de Kuril-Kamchatka, ao nordeste do Japão, ela e sua equipe descobriram “o ecossistema com animais mais profundo conhecido no planeta”.

Segundo a revista, a lista “Nature’s 10” deste ano reflete a diversidade das pesquisas científicas e dos desafios sociais, abrangendo astronomia, estudos de mares profundos, biomedicina, integridade científica, políticas de saúde pública e inteligência artificial. Juntas, essas histórias mostram como avanços tanto nas maiores quanto nas menores escalas da natureza, bem como o trabalho nos bastidores sobre a integridade da pesquisa e a política de saúde, estão moldando a ciência e a sociedade em 2025.

Compilada pelos editores da Nature, a seleção não é um prêmio nem um ranking, mas um conjunto que explora os principais desenvolvimentos e narrativas científicas do último ano e as pessoas que tiveram papéis relevantes neles, muitas vezes como integrantes de grandes equipes de pesquisa.

Brendan Maher, editor de reportagens de destaque da revista, afirmou que a lista de 2025 celebra “a exploração de novas fronteiras, a promessa de avanços médicos revolucionários, o compromisso inabalável com a integridade científica e aqueles que moldam políticas globais que salvam vidas”.

Ele acrescentou que “é inspirador ver o trabalho de tantas pessoas dedicadas a compreender o mundo natural e, em muitos casos, a protegê-lo”, razão pela qual elas foram incluídas na Nature’s 10 deste ano.

Pessoas observam o submersível tripulado de águas profundas Fendouzhe (Esforçador) a bordo do navio de pesquisa Tansuo-1 durante um dia aberto de conclusão de uma expedição conjunta de mergulho entre a China e a Nova Zelândia em Wellington, Nova Zelândia, em 21 de março de 2025. (Xinhua/Long Lei)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *