

Cidade do México – Um fórum sobre intercâmbios e aprendizado mútuo de civilizações China-México foi realizado nesta sexta-feira na Cidade do México, onde os participantes concordaram que os intercâmbios e o aprendizado mútuo das civilizações China-México, bem como os laços culturais e interpessoais bilaterais, estão se aprofundando.
No “Fórum Hongting: Encontro de Civilizações entre a China e o México”, os participantes enfatizaram a necessidade de fortalecer a amizade tradicional, aumentar a conectividade cultural e elevar as relações bilaterais a novos patamares.
O presidente da Agência de Notícias Xinhua, Fu Hua, disse no fórum que a China e o México compartilham uma longa tradição de amizade. Ele expressou a esperança de que ambos os países levem adiante a amizade, implementem ativamente a Iniciativa de Civilização Global proposta pela China e impulsionem novas conquistas nos intercâmbios culturais e interpessoais China-México.
Ele também desejou que os dois lados aumentem a amizade e a confiança mútua por meio de intercâmbios de civilizações, enriqueçam as civilizações do mundo por meio do aprendizado mútuo e promovam o progresso comum da civilização humana por meio da mistura de civilizações.
O embaixador chinês no México, Chen Daojiang, disse que as civilizações chinesa e mexicana são tesouros esplêndidos da humanidade, mostraram sua beleza no longo rio da história e foram rejuvenescidas por meio de intercâmbios e aprendizado mútuo.
A “benevolência e harmonia” defendida pela nação chinesa ecoa a sabedoria e as artes criadas pelas civilizações maia e asteca ao longo do tempo e do espaço, acrescentou Chen.
Diego Prieto, chefe da Unidade de Culturas Vivas, Patrimônio Imaterial e Interculturalidade da Secretaria de Cultura do México, disse que tanto o México quanto a China se originaram de civilizações antigas, desfrutando de uma longa e esplêndida tradição cultural.
Os dois países sempre defenderam o conceito de paz, defenderam o tratamento adequado das diferenças por meio do diálogo e da consulta e intensificaram ativamente a amizade e a cooperação internacionais, disse o funcionário.
Atualmente, o governo mexicano está comprometido em promover a transformação social. Nesse processo, o México e a China podem aprender com a experiência um do outro e compartilhar sabedoria, injetando nova vitalidade no aprofundamento de sua amizade e cooperação, disse Prieto.
Raymundo Vázquez, presidente do Grupo de Amizade México-China da Câmara dos Deputados do México, disse que o México e a China entendem suas diferenças por meio do respeito mútuo e valorizam suas semelhanças por meio da apreciação mútua, com o relacionamento entre ambos se tornando um modelo de cooperação internacional.
Diante dos desafios globais, a cooperação México-China não é apenas de importância estratégica, mas também uma condição necessária para alcançar a prosperidade comum e um futuro justo, disse Vázquez, acrescentando que esse diálogo consolidará ainda mais a amizade, expandirá a cooperação e abrirá perspectivas de desenvolvimento mais amplas para os dois povos e as gerações futuras.
Enrique Dussel, chefe do Centro de Estudos China-México da Universidade Nacional Autônoma do México, disse que a China tem sido o segundo maior parceiro comercial do México por muitos anos.
Nos últimos anos, a cooperação México-China foi muito além da economia, comércio, investimento e construção de infraestrutura, e gradualmente se expandiu para áreas como intercâmbios culturais, inovação científica e tecnológica, cooperação educacional, intercâmbios acadêmicos e esportes, etc., disse o estudioso.
Espera-se que mais pessoas de todas as esferas da vida no México e na China se envolvam em esforços para aprofundar ainda mais os laços bilaterais e contribuir para o desenvolvimento das relações nos próximos anos, disse Dussel.
Um relatório do think tank intitulado Defendendo a Subjetividade Cultural em Meio à Interação Dinâmica das Culturas Mundiais: A Pedra Angular Espiritual do Caminho da China para a Modernização foi lançado no fórum.
O relatório revisou o longo contexto histórico e a magnífica evolução da subjetividade cultural chinesa e analisou o papel fundamental da subjetividade cultural no desenvolvimento da civilização humana.
Também expôs as práticas bem-sucedidas da modernização chinesa na defesa e ativação da subjetividade da cultura chinesa, oferecendo novos insights para ajudar o público global a compreender melhor a essência da identidade cultural chinesa.
O fórum, organizado conjuntamente pela Agência de Notícias Xinhua e pelo Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do Partido Comunista da China, atraiu cerca de 100 convidados dos círculos culturais, acadêmicos, midiáticos, industriais, comerciais e políticos da China e do México.
Desde 2022, o diálogo global “Fórum Hongting” tem sido realizado com sucesso em toda a África, América Latina e Europa, servindo como uma plataforma vital para intercâmbios entre especialistas chineses e internacionais de think tanks e profissionais de mídia.

(Foto por Francisco Canedo/Xinhua)

(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)