

Beijing – O comércio exterior de bens da China manteve forte resiliência com crescimento constante nos primeiros 11 meses de 2025, apesar dos ventos contrários externos, segundo dados oficiais nesta segunda-feira.
As importações e exportações totais de bens da China, denominadas em yuans, subiram para 41,21 trilhões de yuans (US$ 5,82 trilhões) nos primeiros 11 meses de 2025, um aumento de 3,6% ano a ano, segundo a Administração Geral das Alfândegas.
A taxa de crescimento permaneceu estável em comparação ao aumento de 3,6% registrado nos primeiros 10 meses do ano, segundo os dados.
As exportações lideraram a expansão geral durante o período de janeiro a novembro, crescendo 6,2% ano a ano, enquanto as importações registraram um aumento de 0,2%.
Durante os primeiros 11 meses, a ASEAN permaneceu como o maior parceiro comercial da China, com o comércio bilateral total disparando 8,5% ano a ano, chegando a 6,82 trilhões de yuans, representando 16,6% do comércio exterior total do país. Em seguida veio a União Europeia, com o comércio bilateral aumentando 5,4% ano a ano, para 5,37 trilhões de yuans.
O comércio da China com os Estados Unidos, seu terceiro maior parceiro comercial, caiu 16,9% nos primeiros 11 meses, para 3,69 trilhões de yuans, segundo os dados.
O comércio com países do Cinturão e Rota aumentou 6% ano a ano, atingindo 21,33 trilhões de yuans durante o período de janeiro a novembro, representando 51,8% do total do comércio exterior do país.
Empresas privadas demonstraram um dinamismo significativo como principal motor do comércio exterior do país, com seus valores de importação e exportação crescendo 7,1%, para 23,52 trilhões de yuans, representando 57,1% do total nacional.
O comércio exterior da China continuou a sofrer uma mudança estrutural nos primeiros 11 meses, com as exportações de produtos mecânicos e elétricos crescendo 8,8%, representando 60,9% do total das exportações, impulsionadas pelo forte crescimento de circuitos integrados e automóveis.
Somente em novembro, as importações e exportações de bens da China subiram 4,1% ano a ano, para 3,9 trilhões de yuans, mostram os dados.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)