

Shenzhen – O cluster de inovação Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou, na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, ficou no topo dos 100 principais clusters de inovação do mundo no Índice Global de Inovação 2025, divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) na segunda-feira.
Esta é a primeira vez que o cluster ultrapassa o cluster Tóquio-Yokohama, do Japão, para se tornar o centro de inovação líder do mundo, destacando a robusta vitalidade da inovação científica e tecnológica na Grande Área da Baía, bem como o progresso dinâmico que o centro internacional de inovação tecnológica alcançou.
O cluster de inovação Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou desde 2020 ficou consistentemente em segundo lugar globalmente.
O processo de classificação de clusters de inovação de 2025 incluiu um novo indicador principal, o volume de transações de capital de risco, que foi adicionado às principais considerações existentes sobre os pedidos de patentes internacionais do Tratado de Cooperação de Patentes (PCT, em inglês) e o número de artigos que cada cluster tem publicado em revistas incluídas no Science Citation Index Expanded (SCIE). Este novo sistema de avaliação enfatiza a produção e o projeto da propriedade intelectual e também destaca a transformação, aplicação e realização de valor dos resultados da inovação, de acordo com o departamento provincial de supervisão e administração do mercado de Guangdong.
Este ano, os 100 principais clusters de inovação do mundo estão distribuídos em 33 economias. Com 24, a China abriga o maior número desses clusters, seguida pelos Estados Unidos, com 22, e pela Alemanha, com 7.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)