

Shenzhen – A Reunião Informal de Altos Funcionários da APEC (ISOM), realizada na sexta-feira em Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China, aprovou por unanimidade uma proposta chinesa para definir abertura, inovação e cooperação como as três prioridades para o “Ano da China” da APEC, e “Construindo uma Comunidade Ásia-Pacífico para Prosperar Conjuntamente” como tema.
O Simpósio da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) e o ISOM, que acontecem nesta quinta e sexta-feiras, marcam o primeiro evento organizado pela China como anfitriã da 33ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC, dando início ao “Ano da China” da APEC.
Em uma reunião da APEC realizada em novembro em Gyeongju, na República da Coreia, o líder chinês expressou a disposição de trabalhar com todas as partes para construir uma comunidade Ásia-Pacífico com um futuro compartilhado, avançar na Área de Livre Comércio da Ásia-Pacífico e promover a cooperação prática em conectividade, economia digital e inteligência artificial, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, na ISOM.
A China está disposta a trabalhar com todas as partes para continuar perseguindo a meta de construir uma comunidade Ásia-Pacífico com um futuro compartilhado, fortalecer a cooperação econômica regional, liberar o potencial de crescimento da Ásia-Pacífico e, em conjunto, inaugurar uma nova era de desenvolvimento para a região, acrescentou Ma.
Todos os participantes elogiaram altamente os esforços da China na promoção de uma comunidade Ásia-Pacífico com um futuro compartilhado e expressaram sua disposição em apoiar ativamente a China na organização da reunião da APEC em 2026, promover conjuntamente o sucesso do “Ano da China” da APEC e fazer novas contribuições para promover o crescimento econômico na Ásia-Pacífico e no mundo.
O Simpósio da APEC e a ISOM, com a participação de quase 200 representantes das economias membros da APEC, secretarias, observadores, academia e círculos empresariais, também confirmaram o calendário de reuniões para o ano.
A APEC é o mecanismo de cooperação econômica mais importante da região Ásia-Pacífico. A 33ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC será realizada em Shenzhen em novembro de 2026, e a Reunião de Altos Funcionários e a Reunião a Nível Ministerial da APEC serão realizadas em várias cidades da China.

(Xinhua/Liang Xu)