

Beijing, 30 mar (China) — A China está fornecendo ajuda com a vacina a 80 países e três organizações internacionais, exportando imunizantes para mais de 40 países e cooperando com mais de 10 nações em pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas, revelou nesta terça-feira Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.
Ela fez as observações em uma coletiva de imprensa depois que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou na segunda-feira contra uma disparidade crescente entre os números de vacinas contra o coronavírus nos países ricos e aquelas distribuídas a nações mais pobres através da iniciativa global COVAX.
De acordo com as estatísticas, os países ricos, que representam 16% da população mundial, agora possuem 60% das vacinas. Vários países desenvolvidos encomendaram de duas a três vezes mais imunizantes do que suas próprias populações, enquanto os em desenvolvimento agora não têm ou não têm acesso às vacinas ocidentais, observou Hua.
Dizendo que a vacina é uma arma poderosa contra o vírus e uma esperança de salvar vidas, Hua acrescentou que deve servir o mundo inteiro e beneficiar toda a humanidade. A China assumiu a liderança em prometer tornar as vacinas em bens públicos globais e se esforçar para melhorar a disponibilidade e a acessibilidade das vacinas nos países em desenvolvimento.
A China aderiu à COVAX e assumiu um compromisso claro de fornecer um lote inicial de 10 milhões de doses para atender às necessidades urgentes dos países em desenvolvimento, acrescentou.
A China também respondeu ao apelo das Nações Unidas para doar vacinas para pacificadores de todo o mundo, disse Hua. “Também estamos dispostos a cooperar com o Comitê Olímpico Internacional para fornecer vacinas aos atletas que se preparam para participar dos Jogos Olímpicos.”
A China se opõe ao comportamento imoral e irresponsável do “nacionalismo vacinal” e de criar “disparidade de imunidade”, disse Hua. “Também apelamos a todos os países com capacidade que façam o seu melhor para fornecer vacinas aos países necessitados, especialmente os em desenvolvimento, para que as pessoas de todos os países possam ter acesso a elas.”
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)