

Beijing – A China fez avanços significativos na proteção da propriedade intelectual (PI) durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), impulsionando a inovação e o desenvolvimento de alta qualidade, disse a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA, em inglês) na quinta-feira.
O chefe da CNIPA, Shen Changyu, falando em uma coletiva de imprensa sobre a revisão do progresso da PI na China, delineou a estratégia abrangente da CNIPA para estabelecer um sistema de governança, uma estrutura institucional, um ambiente cultural e um pool de talentos profissionais para PI, todos de classe mundial. “Nosso objetivo claro é fazer da China uma potência global de PI até 2035.”
Ele enfatizou quatro áreas de foco estratégico: promover a modernização do sistema de governança de PI e suas capacidades, apoiar a autossuficiência de alto nível da China em ciência e tecnologia, cultivar novas forças produtivas de qualidade e sistemas industriais modernos e promover a abertura de alto padrão e o desenvolvimento do sistema de mercado.
Por meio de uma abordagem orientada para a qualidade, a CNIPA refinou as principais métricas de desempenho, como patentes de invenção de alto valor por 10 mil pessoas, o valor agregado das indústrias intensivas em patentes como porcentagem do PIB, o volume total de importação e exportação de direitos autorais de PI e padrões de qualidade e eficiência de exame de PI.
“Esses indicadores refletem uma abordagem mais científica para medir o progresso da PI da China”, disse Shen, acrescentando que a administração envolverá ativamente as partes interessadas na elaboração do 15º Plano Quinquenal (2026-2030) para garantir políticas práticas e favoráveis à inovação que impulsionem as indústrias e beneficiem o bem-estar público.
À medida que o período do 14º Plano Quinquenal se aproxima de sua conclusão, a China está registrando uma série de conquistas na transformação e industrialização de patentes, PI em tecnologias verdes e de baixo carbono, produtos com indicação geográfica (IG) e cooperação internacional em PI.
A China promoveu efetivamente a transformação e a industrialização de um grande número de patentes, com a taxa de industrialização de patentes de invenções corporativas subindo de 44,9% em 2020 para 53,3% em 2024.
Em junho de 2025, o número de patentes de invenção domésticas válidas na China atingiu 5,01 milhões, o que representa um aumento anual de 13,2%, de acordo com Shen, enquanto a propriedade de patentes de invenção de alto valor por 10 mil pessoas atingiu 15,3.
Além disso, a posição dominante das empresas em inovação tecnológica continua a ser aprimorada na China, disse Shen.
Havia 524 mil empresas nacionais que detinham patentes de invenção válidas em junho de 2025, quando o número total de patentes de invenção válidas detidas por essas empresas havia atingido 3,7 milhões, representando 74,4% do número total na China – um aumento de 6,1 pontos percentuais em comparação com o final do período do 13º Plano Quinquenal (2016-2020).
A China tem visto uma inovação cada vez mais vibrante em tecnologias verdes e de baixo carbono, com 53 mil patentes de invenção concedidas no setor somente em 2024, disse Liang Xinxin, funcionário da CNIPA. O número de 2024, o dobro de 2020, reflete uma taxa média de crescimento anual de 19,2%.
Os setores de energia limpa e armazenamento de energia mostraram um crescimento robusto, com as respectivas autorizações de patentes de invenção subindo 34,9% e 32,8% ano a ano – os maiores aumentos entre todas as categorias de tecnologia verde, observou Liang.
A China reconheceu cumulativamente 2.861 produtos de IG, de acordo com Shen. O valor da produção anual dos produtos de IG da China aumentou de 639,8 bilhões de yuans (US$ 89,5 bilhões) em 2020 para 969 bilhões de yuans em 2024, observou ele.
Ao todo 7.424 IGs foram registradas como marcas coletivas ou de certificação, e mais de 37 mil entidades comerciais foram autorizadas a usar o símbolo especial de IG.
A China estabeleceu parcerias de cooperação em PI com mais de 80 países e regiões. O acordo China-UE sobre IGs entrou em vigor, realizando o reconhecimento mútuo e a proteção do primeiro grupo de produtos listados, disse Shen, acrescentando que a China aderiu com sucesso ao Acordo de Haia sobre o Registro Internacional de Desenhos Industriais.
O vice-comissário da CNIPA, Hu Wenhui, observou que a administração trata as empresas nacionais e estrangeiras igualmente em termos de proteção da PI. No primeiro semestre do ano, os requerentes estrangeiros apresentaram 94 mil pedidos de marcas registradas na China, um aumento anual de 7,4%, com um crescimento significativo de mais de 20% nos pedidos da Alemanha, Itália e Estados Unidos, disse Hu.
Até o final de 2024, a CNIPA forneceu um total de 2.393 serviços de orientação e 6.885 consultas consultivas para empresas chinesas envolvidas em expansão global, ajudando-as a reduzir os custos de litígio em 1,32 bilhão de yuans e a recuperar perdas econômicas no valor de 38,04 bilhões de yuans, disse ele.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)