O parque de escultura é composto por obras do artista plástico Ricardo Brennand, como marco decorativo em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Localizada na capital pernambucana sobre os arrecifes naturais que protegem o porto da cidade, no bairro do recife antigo, contando com mais de 50 obras de um dos mais importantes artista plástico brasileiro. Francisco Brennand faleceu em dezembro de 2019, devido a complicações do covid-19, deixou as esculturas como legado cultural para os recifenses.
Autor de dois importantes espaços culturais da cidade do Recife: a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Parque das Esculturas, ainda pode encontrar obras do artista no bairro da várzea onde era sua oficina e trabalhos espalhados por todo Brasil e pelo mundo, muitas vezes em lugares públicos, como o Aeroporto Internacional dos Guararapes.
Ao chegar no marco zero da cidade, logo se destaca a grande “coluna de cristal” e as cinco sereias, na visão poética do artista cada sereia representava um século desde o descobrimento do nosso pais. O acesso ao parque é gratuito e pode ocorrer em poucos segundos a canoa motorizada leva os visitantes desde a praça, no recife antigo, até os arrecifes em que foi instalada a galeria permanente das esculturas de Francisco Brennand.
As formas representadas pelas esculturas não são obvias, mais possui um grande impacto estético. Na praça do recife antigo onde se pode pegar a canoa a motor que levam os visitantes até o parque do arrecifes, os barqueiros cobram cinco reais por passageiro (ida e volta), ou pode chegar ao local de carro pela avenida Brasília teimosa.
O ideal é realizar o passeio durante o dia, para aproveitar a beleza da área histórica, do parque dá pra se ver a parte antiga e nova da cidade. A principal obra do parque das esculturas, na entrada do parque nos deparamos com um imenso pórtico, com revestimento cerâmico de Brennand. A coluna de cristal, peça principal e que atrai a atenção por medir cerca de 32 metros e ser feita de concreto, cerâmica e possuir elementos em bronze.
Os pórticos e colunas presentes são revestidos de azulejos e pastilhas cerâmicas, traço decorrente da atuação na produção de cerâmica industrial por Francisco Brennand e sua família.
Pude notar um contraste entre os tons das esculturas com o azul do céu e do mar, coisa que me fez questionar como passei tanto tempo sem conhecer este lugar, assim como eu sei que vários recifenses só observam o parque de longe e depois da minha visita posso afirmar que estão perdendo de conhecer um lugar incrível, indico o passeio tantos aos nativos quanto aos turistas que visitam a Veneza brasileira.
Mesmo após a restauração no ano de 2014, e o reforço na segurança o local ainda pode se notar que ocorreram alguns furtos de algumas peças de bronze do acervo, procurando saber mais sobre o assunto e para alegria dos visitantes o parque passara por mais uma restauração e em breve vai oferecer a sua beleza espetacular por completo.
O parque pode ser um pouco entediante na visão de algumas pessoas, mais posso afirmar que se você está de passagem na capital pernambucana vale a pena colocar no seu cronograma o passeio, além de ver a cidade por outro ângulo, lhe garanto registro belíssimos no local.
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta das 8:00 às 17:00.
Sexta das 8:00 às 16:00.
Sábado das 7:00 às 17:00.
Domingo das 10:00 às 16:00
(240607) -- BEIJING, June 7, 2024 (Xinhua) -- Tourists ride horses in Habahe County of Altay, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, June 4, 2024. According to the statistics of local authorities, Altay received 4.15 million tourist trips in May, which generated 3.65 billion yuan (about 504 million U.S. dollars) in tourism revenue, up 60.81 percent and 88.25 percent year-on-year respectively. (Xinhua/Aman)