Nova York declara emergência de saúde pública devido a varíola dos macacos

Brasil registra superávit comercial de US$ 5,4 bilhões em julho
Febre do ciclismo ressurge na China

Nova York declara emergência de saúde pública devido a varíola dos macacos

Nova York – A cidade de Nova York declarou neste sábado uma emergência de saúde pública devido ao surto de varíola dos macacos.

O prefeito de Nova York, Eric Adams, e o comissário de saúde da cidade, Ashwin Vasan, fizeram o anúncio em uma declaração conjunta, já que um total de 1.383 casos de varíola foram relatados no estado de Nova York.

“A cidade de Nova York é atualmente o epicentro do surto e estimamos que aproximadamente 150.000 nova-iorquinos possam estar em risco de exposição à varíola dos macacos”, dizia o comunicado.

A declaração permitirá que o departamento de saúde emita ordens de emergência sob o código de saúde da cidade e altere as disposições do código para ajudar a reduzir a propagação.

O anúncio veio um dia depois que a governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou uma emergência de desastre estadual devido ao surto. Na quinta-feira, o departamento de saúde do estado chamou a varíola dos macacos de “ameaça iminente à saúde pública”.

Dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA mostraram que 5.189 casos foram confirmados em todo o país até sexta-feira.

A Organização Mundial da Saúde declarou a varíola dos macacos uma emergência de saúde pública de interesse internacional em 23 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *