Washington, 8 jun (Xinhua) — O novo coronavírus SARS-CoV-2 é “mais provável que seja um produto da natureza” do que um de um laboratório, aponta um artigo escrito por dois pesquisadores de virologia dos EUA no Washington Post.
O texto diz que alguns virologistas evolucionários renomados descobriram em março de 2020 que era “esmagadoramente provável que esse vírus nunca tivesse sido manipulado em nenhum laboratório”, e que o vírus foi passado de um reservatório hospedeiro natural para humanos.
O estudo também descobriu que os elementos-chave do vírus não pareciam projetados e o local de clivagem da superfície do vírus “tem características diferentes que nenhum humano projetaria”, relata o artigo publicado na semana passada.
Com a pandemia da COVID-19 aumentando, “a trajetória evolucionária do SARS-CoV-2 prejudica ainda mais as alegações de que o vírus é obviamente artificial e projetado para transmissão humana”, explica o texto, acrescentando que o relatório da Organização Mundial da Saúde sobre origens da COVID-19 publicado no início deste ano “reforça ainda mais a hipótese de origem natural”.
“Esse vírus é mais provável que seja um produto da natureza do que um produto de um laboratório. Deixar a política nos levar a outras conclusões não ajudará a manter ninguém mais seguro”, diz o artigo.
Um sinal de requisitos de máscara facial é visto em um cinema em Nova York, Estados Unidos, em 5 de março de 2021. (Xinhua/Michael Nagle)
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)