Coronavirus é mais propenso a ser produto da natureza do que de laboratório, diz mídia

Funcionária do CDC diz que EUA não estavam preparados para COVID-19 nem para pandemias futuras
Operação Bal Masqué: Denúncias sobre fraudes na compra de material hospitalar em Recife

Coronavirus é mais propenso a ser produto da natureza do que de laboratório, diz mídia

Foto tirada em 18 de maio de 2021 mostra um sinal de exigência de máscara facial fora de uma biblioteca pública em Plano, nos arredores de Dallas, Texas, Estados Unidos. (Xinhua/Dan Tian)

Washington, 8 jun (Xinhua) — O novo coronavírus SARS-CoV-2 é “mais provável que seja um produto da natureza” do que um de um laboratório, aponta um artigo escrito por dois pesquisadores de virologia dos EUA no Washington Post.

O texto diz que alguns virologistas evolucionários renomados descobriram em março de 2020 que era “esmagadoramente provável que esse vírus nunca tivesse sido manipulado em nenhum laboratório”, e que o vírus foi passado de um reservatório hospedeiro natural para humanos.

O estudo também descobriu que os elementos-chave do vírus não pareciam projetados e o local de clivagem da superfície do vírus “tem características diferentes que nenhum humano projetaria”, relata o artigo publicado na semana passada.

Com a pandemia da COVID-19 aumentando, “a trajetória evolucionária do SARS-CoV-2 prejudica ainda mais as alegações de que o vírus é obviamente artificial e projetado para transmissão humana”, explica o texto, acrescentando que o relatório da Organização Mundial da Saúde sobre origens da COVID-19 publicado no início deste ano “reforça ainda mais a hipótese de origem natural”.

“Esse vírus é mais provável que seja um produto da natureza do que um produto de um laboratório. Deixar a política nos levar a outras conclusões não ajudará a manter ninguém mais seguro”, diz o artigo.

Um sinal de requisitos de máscara facial é visto em um cinema em Nova York, Estados Unidos, em 5 de março de 2021. (Xinhua/Michael Nagle)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *