Beijing, 7 abr – O Ministério das Relações Exteriores da China declarou na quarta-feira que se opõe firmemente e condena veementemente a proposta de venda de armas dos EUA para Taiwan no valor de US$ 95 milhões, pedindo aos EUA que suspendam o plano.
“As vendas de armas dos EUA para Taiwan violam seriamente o princípio de Uma Só China e as estipulações dos três comunicados conjuntos China-EUA, especialmente o Comunicado de 17 de agosto, prejudicam gravemente a soberania e os interesses de segurança chineses e minam gravemente as relações China-EUA e a paz e a estabilidade através do Estreito de Taiwan”, disse Zhao Lijian, porta-voz da pasta, em uma coletiva de imprensa regular.
Segundo reportagens, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa do Pentágono anunciou na terça-feira que o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda, que incluiria treinamento, planejamento, colocação em campo, implantação, operação, manutenção e sustentação do Sistema de Defesa Aérea Patriot e equipamentos associados.
“Os EUA devem cumprir o princípio de Uma Só China e as estipulações dos três comunicados conjuntos China-EUA, revogar o plano de venda de armas e interromper a venda de armas e os laços militares com Taiwan”, disse Zhao, acrescentando que a China continuará adotando medidas firmes e fortes para defender resolutamente sua soberania e seus interesses de segurança.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)