Brasil fornecerá o antiviral Tecovirimat nos casos mais graves de varíola do macaco

Empréstimos relacionados à agricultura da China registram crescimento estável
Brasil registra superávit comercial de US$ 5,4 bilhões em julho

Brasil fornecerá o antiviral Tecovirimat nos casos mais graves de varíola do macaco

Rio de Janeiro – Brasil, o país da América Latina com mais casos de varíola do macaco, fornecerá o medicamento antiviral Tecovirimat para enfrentar a doença, que já deixou um morto no país, informou nesta segunda-feira o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ministro usou sua conta no Twitter para assegurar que o medicamento chegará ao Brasil graças à intermediação da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e que será administrado nos casos mais graves, embora não tenha especificado a quantidade de doses que chegarão.

“Serão contemplados os casos mais graves em um primeiro momento”, disse Queiroga.

Segundo os números mais recentes divulgados pelo governo brasileiro, foram registrados pelo menos 1.342 casos da doença. Na sexta-feira foi confirmado o primeiro óbito no país por varíola do macaco, de um homem de 41 anos, cuja morte ainda está sendo investigada.

Causada pelo vírus da varíola do macaco humana (hMPXV), a doença foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão foi baseada na ampliação do número de casos em vários países, o que aumenta o risco de propagação mundial.

Os especialistas a classificam como uma doença viral rara, que se transmite por contato direto com uma pessoa infectada com lesões na pele.

O contato pode ocorrer através de abraços, beijos, massagens ou relações sexuais e pelo contato com objetos, tecidos, roupa de cama ou toalhas e superfícies usadas pela pessoa enferma.

Não existe um tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessário o cuidado e a observação das lesões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *