Guangdong – A agência de notícias estatal chinesa Xinhua assinou neste sábado acordos com meios de comunicação e instituições de outros países para aprofundar a cooperação em áreas como trocas de notícias, intercâmbios de pessoal e visitas, bem como o desenvolvimento integrado da mídia.
Uma cerimônia de assinatura foi realizada em Guangzhou, Província de Guangdong, no sul da China, durante a 5ª Cúpula Mundial de Mídia (CMM), que acontece de 2 a 8 de dezembro.
A cerimônia de assinatura contou com a presença de Fu Hua, presidente da Xinhua, e representantes de organizações de mídia e departamentos governamentais da Argentina, Filipinas, Rússia, Burundi e Barbados.
Representantes dos meios de comunicação disseram que estão dispostos a aproveitar esta oportunidade para fortalecer o intercâmbio, o aprendizado mútuo e a cooperação prática com a Xinhua e outros meios de comunicação chineses. Eles disseram que isso lhes permitirá obter uma compreensão mais profunda e abrangente sobre a China e contribuir para aumentar a conectividade de pessoal entre vários países e promover a paz e o desenvolvimento mundiais.
Maria Bernarda Llorente, presidente da Telam na Argentina, saudou o grande significado do acordo assinado com a Xinhua, dizendo que uma colaboração mais forte de mídia entre os dois países é propícia para aumentar a confiança mútua e os laços entre os dois povos.
Luis Ausan Morente, chefe da Agência de Notícias das Filipinas, expressou sua esperança de que a Agência de Notícias das Filipinas e a Xinhua realizem mais intercâmbios de pessoal e visitas para reforçar a comunicação e a cooperação.
Andrey Pershin, vice-diretor-geral da Rossiyskaya Gazeta na Rússia, disse que o acordo assinado com a Xinhua abriu novas perspectivas de colaboração, acrescentando que os leitores russos têm um grande interesse em notícias sobre política, cultura, esportes e ciência e tecnologia da China.
Louis Kamwenubusa, diretor-geral de Publicações de Imprensa do Burundi, disse que a cúpula cria oportunidades para veículos de mídia de vários países realizarem intercâmbios, e que esses intercâmbios devem promover o desenvolvimento global da mídia.
Tyson Anthony Henry, diretor de informações do Serviço de Informação do Governo de Barbados, expressou sua esperança de que os dois países aproveitem a cúpula como uma oportunidade para promover intercâmbios de pessoal e tecnologia.
Até o momento, a Xinhua assinou acordos de cooperação com mais de 3.600 instituições em todo o mundo, incluindo meios de comunicação, departamentos governamentais e instituições de ensino superior.
Com o tema “Elevando a confiança global, promovendo o desenvolvimento da mídia”, a 5ª CMM reuniu mais de 450 participantes de 101 países e regiões, incluindo representantes de 197 meios de comunicação tradicionais, think tanks, agências governamentais, missões diplomáticas na China, bem como agências da ONU e organizações internacionais.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)