Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quinta-feira à China e à União Europeia (UE) que sejam parceiras para uma cooperação mutuamente benéfica, fortaleçam a confiança política bidirecional, construam consensos estratégicos, consolidem os laços de interesse comum, evitem vários tipos de interferência e intensifiquem o diálogo e a cooperação para o bem dos nossos povos.
Xi fez as declarações ao se reunir com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que estavam na China para a 24ª Cúpula China-UE na Casa de Hóspedes Estatais Diaoyutai.
Ao dar as boas-vindas ao presidente Michel e à presidente Von der Leyen na China para a 24ª Cúpula China-UE, Xi observou que, desde o final do ano passado, os dois presidentes fizeram cada um uma visita à China e que os diálogos de alto nível China-UE nos campos estratégico, econômico e comercial, verde e digital produziram resultados valiosos.
Observando que as relações China-UE desfrutam de um bom impulso de consolidação e crescimento, Xi disse que isso serve aos interesses de ambos os lados e atende às expectativas de ambos os povos. Os dois lados devem trabalhar juntos para manter o impulso de crescimento das relações China-UE, acrescentou.
Ao destacar que transformações em uma escala nunca vista em um século estão ocorrendo no mundo, Xi disse que a China e a Europa são duas grandes forças que promovem a multipolaridade, dois grandes mercados que apoiam a globalização e duas grandes civilizações que defendem a diversidade.
Xi disse que a relação entre a China e a Europa é essencial para a paz, estabilidade e prosperidade globais. Cabe a ambas as partes proporcionar maior estabilidade ao mundo, um impulso mais forte para o desenvolvimento e mais inspiração e apoio à governação global.
Este ano marca o 20º aniversário da parceria estratégica abrangente China-UE, disse Xi, acrescentando que, neste novo ponto de partida das relações China-UE, ambos os lados precisam resumir a experiência histórica, navegar pela tendência do mundo, agir com sabedoria e senso de responsabilidade e defender a parceria estratégica abrangente.
“A China e a UE devem ser parceiras para uma cooperação mutuamente benéfica”, disse Xi. Ele pediu a ambos os lados que fortaleçam continuamente a confiança política bidirecional, construam consensos estratégicos e consolidem os laços de interesse comum. Os dois lados devem evitar vários tipos de interferência, intensificar o diálogo e a cooperação para o bem dos nossos povos e dar as mãos para enfrentar os desafios globais e promover a estabilidade e a prosperidade em todo o mundo, acrescentou.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)