Beijing (China) – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira que a China e a Bielorrússia impulsionem o desenvolvimento de alta qualidade da cooperação bilateral no Cinturão e Rota.
Em sua conversa telefônica com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, Xi também pediu que os dois lados façam progressos sólidos na construção do parque industrial China-Bielorrússia.
Xi apontou que, desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos, os laços bilaterais têm visto um desenvolvimento contínuo, acrescentando que, face à pandemia, os dois lados realizaram uma estreita cooperação antiepidêmica e que a cooperação prática em vários campos manteve uma boa dinâmica de progresso constante.
Observando que este ano é o primeiro para a China implementar o 14º Plano Quinquenal, Xi disse que os esforços chineses para fomentar um novo padrão de desenvolvimento e promover a reforma e abertura em um ponto de partida mais elevado proporcionarão mais oportunidades de desenvolvimento e abrirão um espaço de cooperação mais amplo para países em todo o mundo, incluindo a Bielorrússia.
Ele também instou os dois lados a intensificarem a cooperação nos campos antiepidemia, economia e comércio, educação, ciência e tecnologia, cultura, assim como intercâmbios em nível local.
“Acredito que, enquanto os dois lados puderem manter o espírito de confiança mútua e cooperação de ganho recíproco, a parceria estratégica abrangente China-Bielorrússia certamente alcançará um maior desenvolvimento”, disse Xi.
Segundo ele, a China apoia a Bielorrússia na busca de um caminho de desenvolvimento adequado a suas condições nacionais, espera que o país mantenha a estabilidade política e social e está disposta a prestar assistência, dentro de suas próprias capacidades, ao desenvolvimento econômico e social da Bielorrússia.
Os dois lados devem continuar a apoiar-se mutuamente, salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento e defender a equidade e a justiça internacionais, acrescentou Xi.
Por sua parte, Lukashenko expressou sua admiração e calorosos parabéns à China por suas realizações notáveis e significativas em relação ao combate à pandemia, retomada do trabalho e produção, redução da pobreza e projetos de exploração lunar, dizendo que aprecia a China por fornecer apoio inestimável para a luta da Bielorrússia contra a epidemia e também para o desenvolvimento econômico e social de seu país.
Observando que a Bielorrússia e a China são parceiros estratégicos abrangentes, ele disse que a Bielorrússia está firmemente com a China nas questões que envolvem os interesses centrais da China, como Hong Kong, Taiwan e Xinjiang, e se opõe firmemente a qualquer interferência externa.
Lukashenko também disse que seu país está disposto a se juntar à China para promover ativamente a cooperação bilateral no Cinturão e Rota e a construção do parque industrial Bielorrússia-China, e fortalecer a cooperação em vários campos como economia, comércio e intercâmbios em nível local, acrescentando que ele deseja ao povo chinês um feliz Ano Novo, prosperidade e saúde.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)