Por CGTN
O presidente chinês, Xi Jinping, participou na noite desta segunda-feira (8), hora de Beijing, da Cúpula do BRICS, realizada em formato virtual.
Em seu importante discurso, Xi Jinping indicou que atualmente as mudanças no mundo estão acelerando, com o aumento do hegemonismo, unilateralismo e protecionismo. Um país desencadeou consecutivamente guerras comerciais e tarifárias, o que impactou gravemente a economia mundial e prejudicou seriamente as regras do comércio internacional.
O líder chinês enfatizou que os países do BRICS, como pioneiros do Sul Global, devem insistir em promover o espírito de abertura, inclusão e cooperação mútua, defender conjuntamente o multilateralismo, proteger o sistema de comércio multilateral, avançar na “Cooperação do BRICS Plus” e construir de mãos dadas a comunidade com o futuro compartilhado para a humanidade.
Para isso, o presidente da China propôs três sugestões, que incluem insistir no multilateralismo para defender a justiça e a equidade internacionais, persistir na abertura e ganha-ganha para defender a ordem econômica e comercial internacional e manter a união e a cooperação para reunir esforços para o desenvolvimento comum.