Guiyang (China) – presidente Xi Jinping enviou saudações de Ano Novo ao povo chinês de todos os grupos étnicos, desejando felicidade e boa sorte para o povo e prosperidade para a nação.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, estendeu as saudações durante uma viagem de inspeção à Província de Guizhou, sudoeste da China, antes do Ano Novo Chinês, que neste ano cai em 12 de fevereiro.
A viagem de quarta a sexta-feira levou Xi a lugares como a cidade de Bijie e a capital provincial de Guiyang. Ele visitou uma aldeia, um condomínio residencial e um supermercado.
Na quarta-feira, Xi chegou a Bijie, outrora uma típica área atingida pela pobreza. Após mais de 30 anos de esforço, a cidade completou a tarefa de alívio da pobreza em 2020.
Xi visitou uma seção do rio Wujiang, um dos maiores afluentes no curso superior do rio Yangtzé. Verificando o ambiente ecológico e a qualidade da água do rio, ele enfatizou abrir novo caminho que priorize a conservação ecológica e o desenvolvimento verde.
Xi mais tarde foi para a aldeia de Huawu, na vila de Xinren Miao. A aldeia outrora extremamente pobre eliminou a pobreza através da cultura e pecuária, bem como do turismo. Xi visitou a casa de um aldeão e uma oficina de bordados de Miao, pedindo esforços para promover culturas étnicas e tradicionais.
“Este ano, garantiremos a grande vitória na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, alcançando o primeiro objetivo centenário”, disse Xi em uma praça pública aos moradores. “Nenhum grupo étnico deve ser deixado para trás.”
Na quinta-feira, Xi visitou um supermercado em Guiyang, verificando o fornecimento de mercadorias para o feriado da Festa da Primavera e exigindo medidas intensificadas de resposta à COVID-19 e supervisão de segurança alimentar.
Enquanto visitava o condomínio de Jinyuan, Xi se inteirou sobre as questões como a construção do Partido no nível primário e serviço público, exigindo que os condomínios virem os mais seguros paraísos para os moradores.
Xi também alertou que o controle epidêmico continua sendo uma tarefa desafiante, instando as autoridades locais a melhorar os serviços para os moradores, uma vez que as pessoas são encorajadas a não viajarem durante o feriado deste ano.
“O ano passado foi incomum. Diante de uma violenta tempestade, lutamos com coragem e triunfamos. Cada um de nós já experimentou isso juntos, e cada um de nós é extraordinário”, disse Xi aos moradores locais na praça pública do condomínio.
Na manhã de sexta-feira, Xi se reuniu com os líderes do projeto e cientistas principais do Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST, em inglês), o maior radiotelescópio de antena única do mundo.
Enfatizando a importância da ciência e da tecnologia na busca da China pela construção de um país socialista moderno, Xi pediu aos cientistas que escalem as alturas da ciência mundial, que façam novas e maiores contribuições para a construção da força científica e tecnológica da China a um ritmo mais rápido e que alcancem a autodependência e autoaperfeiçoamento do país em ciência e tecnologia.
Também na manhã de sexta-feira, depois de ouvir os relatórios de trabalho do comitê provincial do Partido e do governo provincial, Xi enfatizou esforços para integrar ainda mais o big data com a economia real, fomentar e fortalecer as indústrias emergentes estratégicas e acelerar o desenvolvimento de um sistema de indústrias modernas.
Mais deve ser feito para estimular a demanda de consumo e desenvolver novos modelos de consumo, de modo a liberar o potencial de consumo ao máximo, disse Xi.
Ele também exigiu uma transição efetiva da consolidação das conquistas de alívio da pobreza para a promoção da vitalização rural.
Um excelente ambiente ecológico é a maior força de desenvolvimento e vantagem competitiva de Guizhou, disse Xi, enfatizando que a prioridade deve ser dada à conservação ecológica e ao desenvolvimento verde.
Destacando a prosperidade comum como um importante objetivo da modernização socialista, Xi instou esforços ativos para resolver questões como a disparidade no desenvolvimento regional, a lacuna urbano-rural e a diferença de renda para garantir mudanças e benefícios tangíveis para o povo.
Xi ressaltou a importância especial de Guizhou na Longa Marcha na história revolucionária do Partido.
Entre todos os lugares que o Exército Vermelho percorreu, passou mais tempo e teve a presença mais extensa em Guizhou, deixando para as gerações posteriores um legado espiritual duradouro, disse Xi.
Ele também observou que, em Guizhou, o PCC convocou a Reunião de Zunyi, que estabeleceu o camarada Mao Zedong como o líder do Comitê Central do PCC e do Exército Vermelho.
“O Partido, o Exército Vermelho e a revolução da China foram salvos no momento mais perigoso”, disse Xi, acrescentando que as características distintas da Reunião de Zunyi, incluindo o estabelecimento da liderança correta do Comitê Central do PCC, bem como a formulação inovadora e a implementação das estratégias que se adequavam às características da revolução chinesa, ainda têm significado hoje.
Xi pediu aos membros do Partido que desenvolvam uma compreensão mais profunda da aspiração original e missão fundadora do Partido com base no espírito da Longa Marcha e espírito da Reunião de Zunyi, que tenham a vida melhorada do povo como a maior realização deles e que combatam resolutamente condutas indesejáveis e corrupção para purificar continuamente o ecossistema político.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)