Beijing, 11 jan – O presidente chinês, Xi Jinping, disse na segunda-feira que a China está pronta para juntar as mãos com Malta para impulsionar um maior desenvolvimento das relações China-Malta em meio à aproximação do 50º aniversário de seus laços diplomáticos.
Xi fez o comentário em uma conversa telefônica com o presidente maltês George Vella, durante a qual os dois chefes de Estado trocaram cumprimentos de ano novo.
A China e Malta são velhos e bons amigos que resistiram ao teste do tempo, disse Xi, acrescentando que a geração mais velha de líderes dos dois países, com grande visão, forjou em conjunto a relação de amizade China-Malta há meio século.
Nos últimos 50 anos, por mais que a situação internacional mude, as relações entre os dois países sempre mantiveram um desenvolvimento saudável e estável, com a amizade se aprofundando continuamente e a cooperação em diversas áreas produzindo resultados frutíferos, acrescentou Xi.
Diante de desafios como a crise financeira internacional e a pandemia da COVID-19, os dois lados sempre ajudaram e apoiaram um ao outro, continuou.
A relação China-Malta tornou-se um modelo de relações entre países que são diferentes em tamanho, sistema social, história e cultura, disse ele.
Ao promover ainda mais os laços bilaterais, Xi sugeriu que os dois lados mantenham o respeito e a confiança mútuos, continuem a respeitar e apoiar o caminho de desenvolvimento um do outro e mantenham a comunicação e coordenação em questões de interesse comum.
Xi pediu esforços conjuntos para aprofundar a cooperação prática, avançar a cooperação do Cinturão e Rota e expandir a cooperação em áreas chave, incluindo economia, comércio, investimento, saúde, energia limpa, transporte e logística.
Os dois países também devem intensificar os intercâmbios culturais e a cooperação na medicina tradicional chinesa e expandir os intercâmbios e a cooperação em áreas como educação, juventude e turismo, de modo a promover mais forças motrizes para a amizade China-Malta, assinalou Xi.
Mencionando que Malta sempre foi uma força positiva no avanço das relações entre a China e a União Europeia (UE), Xi disse que a China está disposta a trabalhar com Malta para defender a direção geral da cooperação China-UE e promover o desenvolvimento sólido e estável das relações China-UE.
A China sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Beijing 2022 no próximo mês, e agora os preparativos estão basicamente concluídos, destacou Xi.
Com o apoio da comunidade internacional, a China sediará os jogos de maneira simples, segura e maravilhosa, levará adiante o espírito olímpico e incentivará todos os países a darem as mãos para o futuro, acrescentou.
A China está pronta para trabalhar com Malta e outros membros da comunidade internacional para praticar o verdadeiro multilateralismo e promover conjuntamente a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse Xi.
Por sua parte, Vella expressou seu prazer em ter uma conversa telefônica com Xi diante do 50º aniversário dos laços diplomáticos bilaterais e disse concordar totalmente com os comentários positivos de Xi sobre o relacionamento Malta-China e as opiniões sobre seu desenvolvimento.
Desde que estabeleceram os laços diplomáticos, os dois países realizaram uma cooperação frutífera, com sua amizade tendo resistido aos testes da COVID-19 e outros desafios, observou.
As relações bilaterais tornaram-se cada vez mais maduras e conquistaram notáveis êxitos, configurando um bom modelo de relações entre os países, acrescentou Vella.
Ele disse que Malta está firmemente comprometida em desenvolver ainda mais suas relações amistosas com a China e está pronta para trabalhar com a China para fortalecer os intercâmbios de alto nível e aprofundar a cooperação prática em diversas áreas.
Malta aprecia as preciosas oportunidades trazidas pela Iniciativa do Cinturão e Rota e está disposta a continuar a avançar na cooperação relacionada com a China, acrescentou.
O presidente maltês espera que as relações Malta-China se desenvolvam ainda melhor nos próximos 50 anos e tragam mais benefícios para os povos de ambos os países.
Malta adere firmemente à política de Uma Só China e apoia firmemente o multilateralismo, disse ele, acrescentando que seu país está pronto para desempenhar um papel positivo na promoção do desenvolvimento das relações UE-China.
Malta, disse ele, aprecia muito a assistência de vacinas da China à comunidade internacional no combate à COVID-19 e sua contribuição positiva para a batalha global contra a mudança climática, e espera uma cooperação mais estreita com a China.
O presidente maltês também desejou um bom sucesso aos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)