Moscou – A China trabalhará com a Rússia para assumir a responsabilidade especial como principais países do mundo e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, disse o presidente chinês Xi Jinping nesta quinta-feira.
Xi fez as observações ao realizar conversações com o presidente russo Vladimir Putin durante sua visita de Estado à Rússia.
Atualmente, diante da contracorrente do unilateralismo e das ações de política de poder e de bullying no mundo, os dois lados devem se posicionar de forma clara para promover conjuntamente a perspectiva histórica correta sobre a Segunda Guerra Mundial, salvaguardar a autoridade e o status das Nações Unidas, defender resolutamente os direitos e interesses da China, da Rússia e do grande número de países em desenvolvimento, e promover um mundo multipolar igualitário e ordenado e uma globalização econômica universalmente benéfica e inclusiva, disse Xi.
Observando que ele estava contente por visitar a Rússia novamente a convite de Putin e participar das celebrações marcando o 80º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica da União Soviética, Xi disse que a história e a realidade provaram plenamente que continuar a desenvolver e aprofundar as relações China-Rússia é essencial para levar adiante a amizade entre os dois povos de geração em geração.
Trata-se de uma escolha inevitável para ambos os lados alcançarem sucesso mútuo e promoverem seu próprio desenvolvimento e revitalização, disse Xi, acrescentando que também é o apelo dos tempos para salvaguardar a equidade e a justiça internacionais e promover a reforma do sistema de governança global.
Observando que este ano marca o 80º aniversário das vitórias da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, da Grande Guerra Patriótica da União Soviética e da Guerra Antifascista Mundial, Xi disse que, há 80 anos, os povos da China e da Rússia fizeram enormes sacrifícios e obtiveram grandes vitórias, fazendo contribuições históricas notáveis para a manutenção da paz mundial e para a causa do progresso humano.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)