Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, disse na sexta-feira que a China está disposta a trabalhar com Portugal para fortalecer a sinergia entre suas estratégias de desenvolvimento, promover a cooperação em áreas como energia, finanças e construção de infraestrutura, e explorar a cooperação no mercado de terceira parte.
Em uma conversa por telefone com o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, Xi também deu as boas-vindas a Portugal para que participe ativamente da Iniciativa sobre a Parceria para o Desenvolvimento da África.
Xi assinalou que o mundo se encontra em um período histórico especial, com todos os países enfrentando desafios comuns como a pandemia da COVID-19, a recuperação econômica e a mudança climática, o que exige particularmente solidariedade e cooperação.
A China e Portugal são civilizações antigas, e devem intensificar a comunicação e a coordenação e trabalhar juntos para lidar com os desafios comuns, disse.
A China proporcionou mais de 900 milhões de doses de vacina contra a COVID-19 a mais de 100 países, especialmente aos países em desenvolvimento, e se esforçará para proporcionar 2 bilhões de doses ao mundo este ano, disse.
A China continuará apoiando Portugal em sua luta contra a pandemia e promoverá a construção de uma comunidade de saúde comum para a humanidade, disse Xi.
Xi sublinhou que a realização da grande revitalização da nação chinesa é o sonho de todos os chineses, que também está conectado com os sonhos belos dos povos de todo o mundo.
A China sempre trabalhou para salvaguardar a paz mundial, contribuir ao desenvolvimento global e preservar a ordem internacional, afirmou Xi.
Xi disse que a China está disposta a trabalhar com todos os países amantes da paz, incluindo Portugal, para promover o respeito pelo sistema e caminho escolhidos independentemente por cada país, defender a coexistência e a aprendizagem mútua entre diferentes civilizações e avançar na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
A China sediará os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 de forma simples, segura e maravilhosa, disse Xi, acrescentando que os atletas portugueses são bem-vindos à China para participar dos jogos, mostrar o encanto dos esportes de inverno e transmitir o espírito olímpico.
Xi também expressou a esperança de que Portugal desempenhe um papel positivo na promoção do desenvolvimento das relações entre a China e a União Europeia.
Por sua parte, Rebelo de Sousa disse que nos últimos anos as relações entre Portugal e China mantiveram uma dinâmica de desenvolvimento saudável e que a cooperação econômica bilateral foi aprofundada cada vez mais.
A parte portuguesa, acrescentou, dá as boas-vindas às empresas chinesas para que façam negócios e realizem cooperação em Portugal.
Portugal e China compartilham em grande medida uma linguagem comum e interesses comuns sobre questões como a proteção do multilateralismo e a promoção da paz e segurança mundiais, disse.
O presidente português acrescentou que seu país está preparado para trabalhar com a China para apoiar o papel da Organização das Nações Unidas e fortalecer a comunicação e a coordenação dentro do Grupo dos 20 e de outros marcos multilaterais.
Portugal aprecia o importante papel sustentado da China na promoção da cooperação internacional contra a COVID-19 e está preparado para fortalecer a cooperação com a China, disse.
Ante a importante influência da China nos principais assuntos regionais como o Afeganistão, Portugal apoia que a China desempenhe um maior papel, acrescentou.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)