Taiyuan, 30 jun – O vice-premiê da China, Han Zheng, enfatizou esforços para promover o uso limpo e eficiente do carvão e buscar o desenvolvimento verde, de baixo carbono e de alta qualidade.
Han, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as observações em um simpósio sobre o uso limpo e eficiente do carvão na terça-feira durante sua visita de pesquisa a Taiyuan, capital da província chinesa de Shanxi, rica em carvão.
Promover o uso limpo e eficiente do carvão é um modo importante de facilitar a transição verde e de baixo carbono da energia e alcançar as metas de pico e neutralidade de carbono, disse ele, acrescentando que o carvão deve ser uma “pedra de lastro” na estabilização da macroeconomia, dos preços ao consumidor e na garantia do bem-estar da população.
Han pediu esforços para garantir o fornecimento de energia para o pico de uso de energia no verão.
Após o simpósio, o vice-premiê visitou um laboratório-chave nacional sobre o uso limpo e eficiente do carvão, enfatizando maior apoio em políticas, planejamento e integração de recursos na área.
Han também sublinhou os esforços para apoiar a mudança das indústrias tradicionais para modelos digitais e de tecnologia inteligente, desenvolver edifícios verdes e fortalecer o papel das empresas na inovação para fazer avanços nas principais tecnologias e estabilizar as cadeias industriais e de suprimentos.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)