Rio de Janeiro – A primeira fase da usina a gás da Gás Natural Açu (GNA) com investimento da State Power Investment Corporation (SPIC), da China, entrou em operação comercial nesta quinta-feira.
Com um investimento de US$ 1 bilhão e 1.338 megawatts de capacidade instalada, o projeto será capaz de fornecer energia para 6 milhões de famílias. A construção de Fase I criou um total de 12 mil empregos localmente, proporcionando um impulso ao desenvolvimento econômico e social locais.
Como uma fonte de energia confiável e escalonável, a GNA fornece uma solução para os problemas sazonais e intermitentes de fornecimento de energia que prejudicam o desenvolvimento de energia renovável em larga escala no Brasil. Contribuirá significativamente para facilitar a transição energética brasileira, estabilizando a carga concentrada central e alcançando o desenvolvimento limpo do setor energético.
Falando da importância deste projeto, Bernardo Perseke, CEO da GNA, disse que o início da operação acontece em um momento crucial para o país, trazendo energia confiável para o sistema, a partir do gás natural liquefeito, um combustível mais limpo e catalisador da transição energética global.
Segundo a CEO da SPIC Brasil, Adriana Waltrick, a empresa é líder em energia solar, eólica, hidrelétrica, de hidrogênio e térmica, incluindo gás e energia nuclear. Fazer parte dessa joint venture entre grandes empresas significa manter o compromisso de desenvolver energia a partir de fontes inovadoras, sustentáveis e competitivas para a matriz energética brasileira.
Até agora, a capacidade instalada da SPIC no exterior atingiu 6,65 gigawatts, entre os quais a energia limpa representa 73%. Até agora, a SPIC tem presença em 46 países, incluindo 37 ao longo do Cinturão e Rota.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)