Com a má administração da segurança e saúde do povo brasileiro durante a pandemia, foi esperado que nosso Recife sofresse com o fechamento de pontos turísticos e outras atividades. Uma cidade cuja a economia depende muito do turismo e cultura foi bem afetado no começo do pandemia, em 2021, sem o maior bloco carnavalesco do mundo ou qualquer celebração de carnaval, a cidade fica assim, em silencio.
Não é possível trazer o clima de felicidade e celebração que Recife tem, sem falarmos da necessidade da vacinação para que essa realidade volte à tona. Os museus, o recife antigo, as festas, entre outras comemorações ainda são uma realidade meio distante, mas precauções estão sendo tomadas para que o nosso setor turístico não sofra mais tão drasticamente.
Apesar disso, o turismo interno ainda é encorajado para fortalecer nossa cultura local, com todas as providencias sendo tomadas para a segurança dos turistas, ainda se é incentivado a visitação de lugares históricos, museus, restaurantes em áreas abertas, parques entre outros. É importante valorizar nosso turismo local para ajudarmos nossa cidade, mas ainda sim é importante que se reforce a não aglomeração, o uso de mascaras, álcool em gel disponível.
No portal do turismo, o visit.recife.br, também se é disponibilizado uma série de opções de roteiros e atividades, com alternativas ao ar livre ou em equipamentos turísticos que estão seguindo à risca os protocolos sanitários impostos pela pandemia. O turismo de lazer é o que mais cresceu desde que o turismo voltou a tona, e apesar de 2021 ter começado devagar em questão de vacinação, os profissionais do turismo ainda pensam positivo sobre o ano que vem.
No outro lado, a Hotelaria Brasileira e Recifense, que é o setor que mais sofreu no mundo turístico com o covid-19, tem tentado sobreviver a essa crise, tem conseguido driblar um pouco as dificuldades apostando em um distanciamento social maior, além de apostar em lugares abertos e ventilados, para garantir a segurança dos seus clientes. Alguns hotéis do país e do mundo até disponibilizam testes de covid para que todas as precauções sejam feitas antes do check-in. Apesar dos dizeres “fique em casa” serem muito importantes hoje em dia, se você vier a viajar internamente, se proteja 3x mais e garanta que onde você for se hospedar você tenha essa garantia também. É a possibilidade dentro dos dias atuais.
(240607) -- BEIJING, June 7, 2024 (Xinhua) -- Tourists ride horses in Habahe County of Altay, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, June 4, 2024. According to the statistics of local authorities, Altay received 4.15 million tourist trips in May, which generated 3.65 billion yuan (about 504 million U.S. dollars) in tourism revenue, up 60.81 percent and 88.25 percent year-on-year respectively. (Xinhua/Aman)