Changchun — Um sistema de transporte de maglev (levitação magnética) elétrica e supercondutora de alta temperatura, desenvolvido independentemente pela China, concluiu sua primeira corrida de levitação, de acordo com seu desenvolvedor, CRRC Changchun Railway Vehicles, na Província de Jilin, nordeste da China.
Composto pelos subsistemas de veículo, trilho, fonte de eletricidade de tração e comunicação de operação, o sistema é adequado para cenários de aplicação de alta velocidade, ultra-alta velocidade e tubos de baixo vácuo.
Ele pode operar a uma velocidade de 600 km/h ou acima.
No futuro, espera-se que o sistema seja um candidato importante para o transporte rápido entre grandes cidades e regiões economicamente desenvolvidas.
Desde o início da década de 1990, a CRRC Changchun Railway Vehicles está comprometida com a pesquisa, desenvolvimento e fabricação de trens maglev.
Nos últimos anos, criou uma linha de teste para tráfego maglev supercondutora de alta temperatura de 200 metros e desenvolveu independentemente ímãs supercondutores automotivos de alta temperatura que podem operar completamente sem energia, bem como protótipos de veículo de maglev elétrica e uma trilha não magnética de alta resistência.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)