Harbin – Um material original de um hospital do exército japonês que cooperou com a Unidade 731, um exército japonês de guerra biológica durante a Segunda Guerra Mundial, foi exibido ao público pela primeira vez na cidade de Mudanjiang, na Província de Heilongjiang, no nordeste da China.
O material é de grande importância para a investigação sobre o hospital do exército japonês, que se envolveu na realização de vivissecções, de acordo com o Salão de Exposições de Evidências de Crimes Cometidos pela Unidade 731 do Exército Imperial Japonês, localizado em Harbin, capital de Heilongjiang.
O hospital em Harbin foi o maior hospital do exército estabelecido pelo exército japonês no nordeste da China, com instrumentos avançados de tratamento médico e salas de cirurgia, e assumiu as funções de tratar e transportar pacientes feridos, disse Jin Shicheng, pesquisador do salão de exposições.
Xinhua/Zhang Tao
Com um total de 36 páginas, o material exibido é composto por 17 documentos e apresenta as informações do hospital desde sua fundação em 16 de julho de 1941 até 11 de outubro de 1945. O hospital poderia receber cerca de 7.200 pacientes.
“De acordo com os dados, o hospital era uma extensão do crime médico da Unidade 731. Ele estava intimamente relacionado à guerra biológica japonesa desde o início de sua preparação e foi um importante participante e associado dessa guerra”, disse Jin.
“O estudo descobriu que os experimentos humanos e a guerra biológica realizados pela Unidade 731 foram assistidos por instituições médicas japonesas durante a guerra”, disse Jin Chengmin, curador do salão de exposições.
“Isso prova mais uma vez que a invasão japonesa da China foi um crime de grupo organizado e planejado de cima para baixo realizado pelo militarismo japonês”, acrescentou.
A Unidade 731 foi uma ultrassecreta base de pesquisa de guerra biológica e química estabelecida em Harbin como o centro nervoso para a guerra biológica japonesa na China e no Sudeste Asiático durante a Segunda Guerra Mundial.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)