

Por Justice Lee Adoboe
Acra – A primeira Feira de Transporte e Logística de Gana foi concluída em Acra, a capital, na sexta-feira, com a tecnologia chinesa em destaque.
Veículos híbridos com tecnologias combinadas de motor elétrico e a combustão, de algumas das principais montadoras chinesas, incluindo Chery e Great Wall Motors (GWM), foram exibidos para a satisfação dos clientes ganeses.
A Zonda Tec Ghana Limited, distribuidora chinesa de automóveis em Gana, exibiu os modelos híbridos da GWM, juntamente com outros veículos híbridos, durante a exposição.
Zhang Hongye, diretora de vendas de veículos leves da Zonda, disse à Xinhua que, conforme a tecnologia evolui, é essencial atender às necessidades em constante mudança dos clientes. “Esses carros híbridos podem economizar de 30 a 40% no consumo de combustível. Isso significa que, literalmente, você pode economizar pelo menos 1.000 cedis ganeses por mês em combustível”, disse Zhang.
Segundo ela, os clientes têm a flexibilidade de alternar do sistema de veículo elétrico (VE) para o sistema de combustão tradicional durante longas viagens, quando a bateria está fraca. As novas marcas estão ganhando popularidade no mercado ganês, pois sua flexibilidade e preço acessível, combinados com baixo consumo de combustível, oferecem aos clientes as opções ideais, acrescentou ela.
A J.A. Plantpool Limited, uma empresa automotiva ganesa que distribui veículos Chery da China, também exibiu os novos modelos Soueast, os mais recentes híbridos da montadora chinesa.
Abraham Dogbey, executivo de vendas da J.A. Plantpool, disse que a vantagem dos modelos híbridos da Chery é que seus sistemas de VE podem ser carregados manualmente. Mesmo com o motor desligado, o veículo pode ser carregado por fontes de energia externas, observou ele.
Ao inaugurar a exposição de três dias, o presidente ganês, John Dramani Mahama, disse que o transporte é o “pilar de toda economia”, conectando pessoas a oportunidades, impulsionando a inovação e incentivando o desenvolvimento nacional inclusivo.
Mahama disse que seu governo está trabalhando para descarbonizar o setor de transportes, expandir a infraestrutura de mobilidade elétrica e promover investimentos inteligentes em relação ao clima que reduzam as emissões e protejam o meio ambiente.
Ele acrescentou que, com maior eficiência portuária, conectividade ferroviária moderna, infraestrutura aeroportuária ampliada, transporte rodoviário eficiente e sistemas de logística digital, Gana se posicionará como a porta de entrada para o comércio eficiente e a movimentação de bens e serviços em toda a África Ocidental.
O ministro dos Transportes, Joseph Bukari Nikpe, disse que o governo implementou programas para renovar a frota de empresas estatais de ônibus, com o objetivo de expandir os serviços e impulsionar a descarbonização do setor por meio da introdução de mais ônibus elétricos para aumentar a eficiência da frota.
A exposição de três dias serviu como uma plataforma estratégica para apresentar inovações tecnológicas, atrair investimentos e promover a colaboração para a construção de um sistema integrado de transporte e logística.
(250823) -- BAOTOU, Aug. 23, 2025 (Xinhua) -- A worker checks wind turbine components at the Mingyang New Energy Intelligent Manufacturing Industrial Park in Baotou, north China's Inner Mongolia Autonomous Region, July 29, 2025. Leveraging its abundant wind resources, the city of Baotou has stepped up to develop its onshore wind power equipment manufacturing business, aiming to build a full industrial chain that covers core component production and final assembly. (Xinhua/Li Zhipeng)
(251016) -- HARBIN, Oct. 16, 2025 (Xinhua) -- A harvester produced by the Case New Holland (CNH) works in a corn field in Shuangcheng District of Harbin, northeast China's Heilongjiang Province, Oct. 14, 2025. TO GO WITH "Economic Watch: Global agribusiness giants optimistic about China's agricultural modernization" (Xinhua/Sun Xiaoyu)