Doha – A companhia siderúrgica da China, Jinnan Steel Group, e a gigante mineradora brasileira, Vale, anunciaram neste domingo o estabelecimento de uma parceria de cooperação. Os dois lados estabeleceram uma fábrica concentrada de minério de ferro no porto e na zona franca de Sohar, em Omã.
Estima-se que esta fábrica em Sohar entre a operação em meados de 2027, deverá processar 18 milhões de toneladas de minério de ferro e produzir 12,6 milhões de concentrados de alta qualidade. Isso fornecerá minério de ferro de alta qualidade para a produção de pelotas e aglomerados na região.
Segundo Gustavo Pimenta, CEO da Vale, a fábrica para concentração de minério de ferro do Sohar representa um investimento chave da Vale, já que a empresa está reforçando sua habilidade para atender à crescente demanda global para o minério de ferro de alta qualidade.
O projeto combina as vantagens da habilidade de produção de minério de ferro de alta qualidade do Brasil com a localização geográfica e instalações excelentes de Omã, enquanto a cooperação com o Jinnan Steel Group também fortalece a parceria com a China, afirmou ele.
“A siderúrgica é o pilar da indústria e da infraestrutura, e o seu desenvolvimento saudável e sustentável é vital para a economia nacional e a vida da população. A cooperação estreita com a Vale ajuda o progresso constante do Jinnan no âmbito de desenvolvimento verde e de baixo carbono “O conceito de redução de carbono e compromisso à responsabilidade social da Vale está totalmente em conformidade com nosso próprio”, disse Zhang Tianfu, CEO do Jinnan Steel Group.
“O Porto de Sohar conecta as empresas e o mundo. Este investimento é um passo chave em nossa estratégia de longo prazo de atrair projetos de alto valor em Omã e fomentar um ambiente amigável aos negócios”, disse Emile Hoogsteden, CEO do Porto de Sohar.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)