Shanghai – A legislatura local em Shanghai aprovou na quinta-feira um regulamento para impulsionar o desenvolvimento da indústria de inteligência artificial (IA).
O regulamento, o primeiro de nível provincial da China no setor de IA, entrará em vigor em 1º de outubro. A IA é uma das três principais indústrias que Shanghai busca desenvolver por meio da concentração de recursos.
As autoridades locais promoverão a construção e o uso de plataformas de recursos de capacidade computacional pública e fornecerão suporte de capacidade computacional pública para tecnologia de IA e desenvolvimento industrial, de acordo com o texto.
O regulamento busca promover inovações e avanços gerais no setor de IA, apoiando o desenvolvimento dos principais setores de IA e fortalecendo a aglomeração de empresas do ramo.
A cidade explorará o gerenciamento de classificação e a supervisão de sandbox, um sistema de supervisão flexível para inovação tecnológica, a fim de estimular a capacidade de inovação de várias entidades e expandir o espaço de desenvolvimento para a indústria de IA.
O regulamento também estipula que um comitê de especialistas em ética relacionada à IA deve ser estabelecido, e a proteção de grupos de usuários, incluindo idosos, deficientes, mulheres e menores, deve ser reforçada.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)