Sete dos 10 bairros que concentram a maior quantidade de ofertas de imóveis para alugar no Recife tiveram alta no preço médio do metro quadrado. É o que aponta relatório da Apsa – empresa brasileira em soluções para moradias urbanas – para janeiro de 2020. Foram analisadas mais de 4,2 mil ofertas e o valor mais alto do metro quadrado está em Pina (R﹩ 39,53) e o mais baixo, em Espinheiro (R﹩ 16,91). No entanto, o bairro da terceira região da cidade foi o que teve o maior aumento do valor do metro quadrado na comparação com o relatório anterior, de dezembro de 2019: alta de 12,88%.
De acordo com Alex Fabiano, gerente regional da Apsa no Recife, a expectativa é que o cenário de aquecimento registrado nacionalmente siga a mesma tendência na capital pernambucana.
“Observamos uma retomada da demanda para locação e esperamos leve alta para 2020. Aliado a isso, há o otimismo do mercado imobiliário nacional. De olho neste cenário positivo, estamos investindo em diversas ferramentas digitais para que tanto locatário quanto inquilino encontrem maior agilidade e menos burocracias na hora de fechar um contrato”, revela Alex Fabiano.
Apenas dois bairros apresentaram queda nos valores: Graças (-1,39% ou R﹩ 26,89) e Boa Vista (-1,39% ou R﹩ 19,86).
Todos os meses a empresa produz relatório de inteligência imobiliária, analisando o mercado de aluguel, compra e venda de cinco regiões: Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Ceará e Pernambuco.
Para 2020, a Apsa aposta num leve crescimento nos valores de aluguel na capital. “A economia está melhorando e a confiança do brasileiro aumentando. Contratos de locação são de médio e longo prazo. Com crise, este mercado é afetado diretamente, pois o brasileiro fica com medo de assumir contratos longos. Antes a procura por imóvel menor e mais barato estava latente, o movimento de entrega de imóveis por locatários para voltarem para a casa dos pais ou para morarem juntos estava perceptível, mas no último semestre essa onda mudou um pouco. O inverso começou a acontecer e por isso houve esse aumento registrado nos preços”, destaca o gerente da Apsa Alex Fabiano.
De acordo com ele, imóveis com valor maior voltaram ter o seu lugar ao sol. Outro fator importante é a vacância. Imóveis mais “caros” estão sendo alugados em menor tempo e sem muita negociação, logo projeta-se um aumento no tíquete médio do valor do aluguel: “As imobiliárias estão revendo seus processos para ganharem agilidade, isso tudo traz motivação e reflexos diretos ao mercado”.
Valores médios por locação (m²) no Recife:
PINA – R﹩39,53
BOA VIAGEM – R﹩32,84
GRAÇAS – R﹩26,89
PARNAMIRIM – R﹩26,10
TORRE – R﹩24,51
CASA AMARELA – R﹩24,31
CASA FORTE – R﹩24,16
MADALENA – R﹩24,09
BOA VISTA – R﹩19,86