Beijing – Os serviços de propriedade intelectual (PI) da China apoiaram o país a avançar mais rapidamente em direção a uma maior autossuficiência em ciência e tecnologia, disse uma autoridade sênior de PI nesta segunda-feira.
Shen Changyu, chefe da Administração Nacional de Propriedade Intelectual, disse que o governo ofereceu aquisição de patentes de alta eficiência em grandes programas de pesquisa científica e enviou especialistas em PI para empresas, universidades e instituições nas áreas de chips, nova energia e biomedicina.
A administração intensificou os esforços na construção de centros nacionais de proteção rápida de IP, fornecendo em um só lugar serviços de revisão, verificação e proteção de IP rápidas. Estabeleceu subcentros nacionais e locais em todo o país para oferecer orientação a entidades chinesas sobre a resolução de disputas de PI no estrangeiro.
Visando campos-chave e fronteiras tecnológicas, a administração de PI construiu plataformas de serviços de informações de patentes para 13 setores, incluindo chips e terras raras, acrescentou Shen.
De acordo com o último ranking publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a China subiu para o 11º lugar no Índice Global de Inovação de 2022. Shen disse que o progresso notável é inseparável da forte proteção de PI.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)