(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
Zhengzhou – O Rio Amarelo, o segundo maior rio da China em extensão, sofreu sua primeira inundação do ano após chuvas torrenciais, anunciou nesta segunda-feira a Comissão de Conservação do Rio Amarelo do Ministério dos Recursos Hídricos.
Devido às fortes chuvas no curso inferior e médio do Rio Amarelo de sexta-feira a domingo, o fluxo de água em uma estação hidrológica no curso principal do rio subiu para 5.010 metros cúbicos por segundo na noite de domingo, ultrapassando o limite do critério de inundação.
O Ministério dos Recursos Hídricos ativou uma resposta de emergência de controle de inundações de nível IV no domingo para a Província de Shanxi, no norte da China, a Província de Henan, no centro da China, e a Província de Shaanxi, no noroeste da China, para lidar com as inundações deste outono nos cursos médio e inferior do Rio Amarelo – já que as chuvas fizeram com que os afluentes do curso médio do rio excedessem os níveis de alerta.
O Rio Amarelo permanece em sua temporada de enchentes, com previsão de que os níveis de água continuem subindo. Espera-se que os fluxos máximos de inundação atinjam aproximadamente 6 mil metros cúbicos por segundo por volta de quarta-feira. A comissão disse que melhorará os sistemas de monitoramento, previsão e alerta precoce. Além disso, exortará as autoridades locais a implementar medidas abrangentes de defesa contra inundações para garantir a segurança da vida e da propriedade das pessoas.
A China tem numerado inundações desde 1998. Essa prática pode lembrar ao público quais rios estão inundando e aumentar a conscientização pública sobre a prevenção do risco de inundações. Também alerta os departamentos de controle de inundações sobre o risco potencial de falhas nos diques e a necessidade de fortalecer o trabalho de prevenção de inundações.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)