Beijing – A capacidade instalada de energia eólica e solar da China saltou nos primeiros oito meses de 2023, mostraram dados da Administração Nacional de Energia (ANE).
No final de agosto, a capacidade instalada de energia solar no país disparou anualmente 44,4%, para 510 milhões de quilowatts, enquanto a de energia eólica ficou em cerca de 400 milhões de quilowatts, representando um aumento anual de 14,8%.
A capacidade instalada de geração de eletricidade do país totalizava cerca de 2,76 bilhões de quilowatt no fim do mês passado, uma alta anual de 11,9%.
A China aumentou seu investimento em energia renovável nos últimos anos como parte de sua busca pelo desenvolvimento verde.
Nos primeiros oito meses, o investimento total das principais empresas de eletricidade da China em energia solar disparou 82,7% ano a ano, para 187,3 bilhões de yuans (US$ 26,11 bilhões). Seu investimento em projetos de energia nuclear e eólica atingiu 52,2 bilhões e 114,9 bilhões de yuans, saltando 56,9% e 38,7% em termos anuais, respectivamente, segundo a pasta.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)