Rio das Pérolas de escala moderna foi formado há 30 milhões de anos, diz estudo

Presidente do Tribunal Eleitoral do Brasil faz apelo para reduzir abstenção no 2º turno
China cria mais de 10 milhões de empregos urbanos nos primeiros nove meses

Rio das Pérolas de escala moderna foi formado há 30 milhões de anos, diz estudo

Foto aérea tirada em 12 de abril de 2022 mostra a região de origem do Rio das Pérolas no distrito de Zhanyi, cidade de Qujing, Província de Yunnan, no sul da China. (Xinhua/Jiang Wenyao)

Beijing – Pesquisadores de instituições chinesas e americanas que estudam registros sedimentares na parte norte do Mar do Sul da China determinaram recentemente que o Rio das Pérolas em escala moderna foi formado há 30 milhões de anos.

   Os cientistas fizeram muitas pesquisas sobre a história da evolução do Rio das Pérolas. Devido à falta de registros sedimentares contínuos e de alta resolução ao longo de um longo tempo geológico, sua história de evolução foi pouco compreendida.

   Pesquisadores do Instituto de Oceanologia da Academia Chinesa de Ciências, Universidade Estadual da Louisiana e outras instituições chinesas e americanas usaram sedimentos do mais recente núcleo de perfuração em alto-mar no norte do Mar do Sul da Chinaneste estudo.

   Eles reconstruíram a história evolutiva do Rio das Pérolas rastreando mudanças no conjunto de minerais argilosos e nas composições isotópicas de estrôncio-neodímio dos sedimentos.

   O estudo, publicado na revista Earth and Planetary Science Letters, descobriu que o sistema de drenagem do Rio das Pérolas em escala moderna foi formado há 30 milhões de anos e começou a desempenhar um papel importante na evolução do ambiente sedimentar do norte do Mar do Sul da China.

   A deformação tectônica, principalmente o planalto tibetano elevado do sudeste, contribuiu para a reversão topográfica no Bloco do Sul da China, promovendo assim a expansão para oeste e a formação do corpo principal do Rio das Pérolas, segundo o estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *