Beijing — As reservas cambiais da China aumentaram para US$ 3,2224 trilhões no final de novembro, um salto de US$ 4,8 bilhões em relação ao mês anterior, mostraram dados oficiais divulgados na terça-feira.
O volume cresceu 0,15% desde o final de outubro, informou a Administração Estatal de Divisas.
As negociações no mercado cambial da China permaneceram dinâmicas e o fluxo de capitais transfronteiriços ficou bastante estável em novembro, disse Wang Chunying, vice-diretora e porta-voz da agência.
Afetado por fatores como a pandemia de COVID-19 e as expectativas para as políticas monetárias dos principais países, o índice do dólar teve um aumento e os preços gerais de títulos dos principais países subiram no mês passado, de acordo com a porta-voz.
Wang atribuiu o aumento nas reservas cambiais aos efeitos combinados da conversão cambial e mudanças nos preços dos ativos.
Com o ressurgimento da pandemia de COVID-19, a recuperação da economia mundial enfrenta muitas incertezas à medida que o mercado financeiro internacional flutua, segundo ela.
No entanto, Wang acrescentou que os esforços coordenados da China no controle epidêmico e no desenvolvimento econômico, bem como a retomada sustentada das operações econômicas, são conducentes a manter a escala das reservas cambiais geralmente estável.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)