Relatório de desenvolvimento global compartilha sabedoria chinesa com mundo, diz chanceler

Parte continental da China registra 9 novos casos locais de COVID-19
Cidades estão se recuperando à medida que abordagem dinâmica de zero-COVID mitiga impacto do vírus

Relatório de desenvolvimento global compartilha sabedoria chinesa com mundo, diz chanceler

Turbinas no parque eólico Changma na cidade de Yumen, Província de Gansu, noroeste da China, em 8 de dezembro de 2021. (Xinhua/Fan Peishen)

Beijing, 21 jun – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, concedeu um discurso nesta segunda-feira no lançamento do Relatório de Desenvolvimento Global via videoconferência, dizendo que o documento fornecerá apoio intelectual para o desenvolvimento global.

O relatório, lançado pelo Centro de Conhecimento sobre Desenvolvimento Internacional, analisa o progresso de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os desafios existentes.

Com base na experiência útil da China e de outros países, o documento também apresenta recomendações políticas em oito aspectos para a implementação da Agenda 2030.

Wang indicou que a Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI) proposta pela China é um apelo para atrair mais atenção ao desenvolvimento e trazê-lo de volta ao centro da agenda internacional.

A GDI oferece uma plataforma eficaz para que todas as partes coordenem as políticas de desenvolvimento e aprofundem a cooperação prática. Proporciona um forte impulso para a implementação da Agenda 2030, bem como um ímpeto para reunir recursos, enfrentar dificuldades que travam o desenvolvimento e promover uma maior coordenação e eficiência, acrescentou o chanceler.

Observando que a China dá grande importância ao desenvolvimento comum e está entre os primeiros países a adotarem um plano nacional para a implementação da Agenda 2030, Wang disse que como uma medida importante da implementação da GDI na China, o Relatório de Desenvolvimento Global fornecerá uma referência útil para que os países busquem o desenvolvimento.

A China continuará comprometida com um verdadeiro multilateralismo e um espírito aberto e inclusivo de parceria, compartilhará ativamente a experiência e o conhecimento em desenvolvimento e trabalhará com todas as partes para implementar a GDI, intensificará os esforços para avançar a Agenda 2030 e construir uma comunidade de desenvolvimento do mundo, observou Wang.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *