Hefei – A primeira Conferência Internacional de Exploração do Espaço Profundo foi aberta terça-feira em Hefei, capital da Província de Anhui, no leste da China.
Como uma das principais atividades realizadas para celebrar o Dia do Espaço da China, que cai em 24 de abril, a conferência visa apresentar o plano da China para projetos de exploração do espaço profundo e promover a cooperação aprofundada com a Estação Internacional de Pesquisa Lunar.
Na cerimônia de abertura, a Administração Espacial Nacional da China e a Organização de Cooperação Espacial da Ásia-Pacífico assinaram uma declaração conjunta sobre a cooperação da Estação Internacional de Pesquisa Lunar.
Após a cerimônia, Wu Yanhua, projetista-chefe do programa prioritário de exploração do espaço profundo da China, e Wu Weiren, diretor do Laboratório de Exploração do Espaço Profundo da China, apresentaram relatórios sobre a exploração do espaço profundo da China e a Estação Internacional de Pesquisa Lunar, respectivamente.
O evento de dois dias convidou mais de 500 pessoas de 14 países e regiões, incluindo representantes de agências espaciais estrangeiras e organizações internacionais, representantes de ministérios, agências e organizações espaciais, instituições de pesquisa e universidades da China, bem como especialistas em exploração do espaço profundo e aeroespacial no país e no exterior.
Eles participarão de relatórios, fóruns e seminários com foco nos planos de médio e longo prazo da China para a exploração do espaço profundo, suas tecnologias de ponta e realizações acadêmicas, bem como focos, hotspots e grandes projetos de exploração internacional do espaço profundo e cooperação internacional.
A conferência foi organizada pelo Laboratório de Exploração do Espaço Profundo e coorganizada pela Organização de Cooperação Espacial da Ásia-Pacífico, pela Fundação Espacial da China e pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)