Beijing – Um relatório elaborado por think tanks sobre as realizações e contribuições globais dos esforços de reforma da China na nova era foi apresentado em um fórum realizado nesta terça-feira, em Beijing.
Intitulado “Aprofundando a reforma de forma abrangente para promover a modernização chinesa: Principais conquistas e contribuições globais”, o relatório foi publicado em conjunto pelos think tanks do Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e da Agência de Notícias Xinhua.
O relatório resume sistematicamente as principais conquistas, os princípios básicos e as contribuições globais dos esforços do PCCh no aprofundamento abrangente da reforma para avançar a modernização chinesa na nova era.
Ao discursar no evento, Qu Qingshan, presidente do Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do PCCh e presidente do Conselho Nacional de Think Tank de Alto nível do instituto, disse que a modernização chinesa está avançando constantemente na reforma e abertura e certamente abrirá amplas perspectivas na reforma e abertura.
Ele disse que a construção de uma economia de mercado socialista de alto padrão e a promoção do desenvolvimento econômico de alta qualidade são essenciais para aprofundar ainda mais a reforma de forma abrangente.
Ele também ressaltou a importância de aumentar a capacidade de abertura e, ao mesmo tempo, expandir a cooperação com outros países.
Fu Hua, presidente da Agência de Notícias Xinhua e também presidente do comitê acadêmico do Instituto Xinhua, um think tank de alto nível da Agência de Notícias Xinhua, disse que a agência aproveitará suas vantagens exclusivas como agência de notícias estatal e think tank nacional de alto nível.
Fu prometeu esforços para colaborar com as mídias nacionais e internacionais e think tanks para produzir mais relatórios de notícias e resultados de pesquisas de alta qualidade.
A abertura do simpósio foi presidida por Lyu Yansong, editor-chefe da Agência de Notícias Xinhua e vice-presidente do comitê acadêmico do Instituto Xinhua.
O simpósio, voltado à compreensão dos resultados do terceiro plenário do 20º Comitê Central do PCCh, contou com a participação de mais de 200 diplomatas, especialistas de think tanks e jornalistas de mais de 60 países para intercâmbios e discussões.
No seminário, os participantes se envolveram em discussões sobre vários tópicos, incluindo o avanço da modernização chinesa por meio do maior aprofundamento integral da reforma, do desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade e da promoção da abertura de alto padrão.
Especialistas observaram que a China está atualmente e permanecerá em um período crucial de construção de um país mais forte e de revitalização da nação chinesa em todas as frentes, por meio da busca da modernização chinesa.
Diante desse cenário, Fu observou que o plenum esclareceu as tarefas-chave para o avanço da modernização chinesa no futuro imediato e certamente será o prelúdio de grandes mudanças de importância histórica.
O plenário forneceu orientação estratégica para o planejamento da causa da reforma e abertura da China na nova era. Além disso, também ofereceu um precedente explicável para que outros países em desenvolvimento abram de forma independente um caminho de desenvolvimento e realizem a modernização, disse Fu.
“O plenário marca o início de uma nova fase da reforma da China”, disse Zhang Shiyi, pesquisador do Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do PCCh. Ele acrescentou que o Comitê Central do PCCh traçou o roteiro para concluir todas as tarefas de reforma até 2029, mas a influência dessas reformas irá além desse ponto.
Enfatizando a importância do desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, Huang Hanquan, chefe da Academia Chinesa de Pesquisa Macroeconômica, disse que essa prática é uma nova força motriz para o desenvolvimento econômico de alta qualidade da China.
Ele acrescentou que, com o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, a China, a segunda maior economia do mundo, criará uma nova demanda e oferta, oferecerá a outros países e empresas internacionais maiores oportunidades de mercado e investimento e contribuirá para o crescimento econômico mundial.
A abertura é um aspecto importante no processo de modernização da China. Aldonov Frankeko Alvarez, embaixador de El Salvador na China, ficou impressionado com essa característica proeminente.
“Aderindo à visão de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, a China provou ao mundo, com sua própria experiência, que aderir ao caminho do desenvolvimento socialista com características chinesas não só beneficia o povo chinês, mas também dá um exemplo de paz, amizade, desenvolvimento e unidade para mais países”, disse ele.
(Xinhua/Jin Liwang)
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)