Jinan – A 12ª Conferência Anual de Propriedade Intelectual da China (CIPAC, do inglês) será realizada de 19 a 20 de setembro em Jinan, capital da Província de Shandong, leste da China, proporcionando uma plataforma de intercâmbio e cooperação para a inovação global, disseram os organizadores do evento na segunda-feira.
Com o tema “Propriedade Intelectual Apoiando Inovação em Todos Aspectos”, a CIPAC 2023 terá mais de 30 eventos para inovadores globais, provedores de serviços de PI e financiadores relacionados, disseram os organizadores em uma coletiva de imprensa.
Mais de 160 convidados do país e do exterior vão discursar na conferência de dois dias. Entre os palestrantes estão representantes de organizações internacionais e regionais de PI, cientistas e empresários de renome mundial.
Gravitando em torno de inteligência artificial, indústrias ecológicas e medicamentos biológicos, os participantes discutirão tópicos sobre leis, criação, proteção, aplicação, serviços e cooperação internacional de PI.
Além dos fóruns, uma exposição internacional de produtos e serviços de PI será um dos destaques da conferência. Cobrindo uma área de cerca de 8 mil metros quadrados, expositores de mais de 30 países, incluindo Rússia, Japão, República da Coreia, Índia e França, exibirão produtos patenteados e apresentarão seus serviços na exposição, de acordo com os organizadores.
Uma área nova da exposição com foco em indicações geográficas em todo o mundo será outro destaque da CIPAC 2023.
Altos funcionários da Administração Nacional de Propriedade Intelectual, da Organização Mundial de Propriedade Intelectual e dos governos provinciais de Shandong discursarão na cerimônia de abertura.
Inaugurada em 2010, a CIPAC anual é sediada pela Editora de Propriedade Intelectual.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)