Beijing – A proporção de cidadãos chineses com alfabetização científica atingiu 14,14% em 2023, de acordo com o resultado de uma pesquisa publicada pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia nesta terça-feira.
Liderada pelo Instituto de Pesquisa da China para Popularização da Ciência, a 13ª pesquisa por amostragem de alfabetização científica de cidadãos chineses mostrou que a proporção subiu 1,21 ponto percentual em relação a 2022.
Isso mostra que a China deu um grande salto de um nível comparativamente baixo para um nível médio de alfabetização científica dos cidadãos, estabelecendo uma base sólida de recursos humanos de ciência e tecnologia para que o país se torne um país líder orientado para a inovação, disse Wang Ting, diretor do instituto.
Em 2010, a proporção era de apenas 3,27%, e cresceu para 10,56% em 2020.
Wang acrescentou que cada vez mais cidadãos chineses têm prestado atenção à ciência, aprendido sobre ciência e participado de atividades de inovação científica e tecnológica. Além de aprender conhecimentos científicos, o cultivo da alfabetização científica na China tem se concentrado no desenvolvimento do modo de pensar científico, no uso de métodos científicos e na promoção do espírito científico.
O Conselho de Estado da China emitiu em 2021 um plano de ação para a alfabetização científica do povo (2021-2035), dizendo que a proporção de cidadãos chineses com alfabetização científica excederá 15% até 2025.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)