Xining – Um projeto fotovoltaico com capacidade de geração de energia de 900 MW entrou em operação no domingo na Província de Qinghai, no noroeste da China.
É o projeto da segunda fase de uma linha de energia de ultra-alta tensão que transmite eletricidade de Qinghai para a Província de Henan, no centro da China, de acordo com a China Three Gorges Corporation.
O projeto fotovoltaico, localizado no distrito de Gonghe, da sub-região autônoma tibetana de Hainan, cobre uma área de cerca de 1.540 hectares a uma altitude de 3.000 metros na parte nordeste do Planalto Qinghai-Tibet, informou a empresa.
Esse projeto gerará cerca de 2,1 bilhões de kWh de eletricidade em média por ano, o que equivale a economizar cerca de 640 mil toneladas de carvão padrão e reduzir as emissões de dióxido de carbono em 1,74 milhão de toneladas.
Localizada no Planalto Qinghai-Tibet, Qinghai é rica em recursos de energia limpa, como água, energia eólica e solar, tornando-se um lugar ideal para o desenvolvimento do setor de novas energias.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)