Ao pensar na Independência do Brasil, qual a primeira imagem que lhe vem à cabeça? Pois é! A cena de Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga gritando “Independência ou morte” está tão enraizada no imaginário coletivo que é quase impossível pensar que, na prática, a história não foi bem assim. E é justamente para desconstruir essa ideia que o “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, chega à sua sétima edição em 2023 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros ‘Brasis’”.
Há sete anos, a iniciativa reconta a História do Brasil para além do que está posto nos livros didáticos tradicionais em escolas públicas brasileiras. A sétima edição do projeto foi lançada no Recife esta semana, em um encontro que reuniu professores de História da rede pública municipal da cidade.
Marcando o ato inicial da primeira de quatro etapas do “Era Uma Vez… Brasil”, o encontro foi conduzido pelo educador convidado Senakpon Fabrice, intelectual e influenciador, natural do Benim, que compartilha pelas redes sociais informações e análises sobre os saberes ancestrais africanos. O tema discutido no encontro foi “Independências e autodeterminação na África do Oeste: caso dos países de língua francesa”.
Nesta nova edição, o projeto cresce e, além do Recife, passa a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de outras dez cidades em quatro estados brasileiros: ainda em Pernambuco, em Belo Jardim; em São Paulo, Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana; na Bahia, Salvador, Mata de São João e Jacobina; e, as estreantes, Santa Quitéria e Itatira, no Ceará.
O “Era Uma Vez…Brasil” desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas e, em uma de suas atividades, promove um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal. Esse ano, o projeto levará em novembro mais de 110 alunos e professores brasileiros, sendo 10 de Recife, para a Europa. Para tanto, conta com o patrocínio da Lwart Soluções Ambientais, que viabiliza a realização da iniciativa em Lençóis Paulista, Macatuba (SP) e Recife, e com apoio das Secretarias de Educação dos Municípios.
Para a Coordenadora de Responsabilidade Social da Lwart, Rosana Otsubo, é um orgulho imenso participar dessa edição do projeto. “Promover o acesso à cultura através de ações sociais sempre esteve presente na história da Lwart. Projetos com o Era Uma Vez…Brasil, levam educação e desenvolvimento de senso crítico para a rotina escolar dos estudantes participantes, por isso, estamos muito orgulhosos em expandir nossa atuação social, levando pela primeira vez a Recife, esse projeto de sucesso que já patrocinamos em outras regiões. Assim seguimos transformando o futuro desses alunos e das próximas gerações”, afirma.
Em seis anos consecutivos de projeto, foram beneficiados mais de 13 mil adolescentes de 434 escolas públicas localizadas em 29 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Realizado pela Origem Produções, o “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.