Beijing – Os principais bancos comerciais estatais da China reduziram ainda mais as taxas de juros nominais de depósitos nesta sexta-feira para aumentar a sustentabilidade do serviço à economia real e garantir a estabilidade na promoção do desenvolvimento de alta qualidade.
Os “quatro grandes” bancos comerciais do país — Banco Industrial e Comercial da China, Banco Agrícola da China, Banco da China e Banco de Construção da China — divulgaram seus planos para o corte de taxas de juros, baixando as taxas para depósitos fixos de um ano em 0,1 ponto percentual, para dois anos em 0,2 ponto percentual e para três e a cinco anos em 0,25 ponto percentual.
Este é o terceiro corte nos juros dos depósitos adotado pelos grandes bancos estatais em 2023, com cortes anteriores implementados no início de junho e por volta do início de setembro. Trata-se também da quarta rodada de ajustamentos ativos das taxas de juro dos depósitos por parte dos bancos comerciais desde setembro de 2022 com base em suas próprias necessidades operacionais e na situação do mercado.
O corte das taxas é um ajustamento destes bancos orientado para o mercado no contexto de uma redução da margem de juros líquida. Essa margem dos bancos comerciais do país situou-se em 1,73% nos primeiros três trimestres deste ano, mostraram dados anteriores.
Desde o início deste ano, a taxa de juros dos empréstimos na China continuou diminuindo, e os bancos comerciais reforçaram as medidas para oferecer mais lucros à economia real, disse Dong Ximiao, pesquisador-chefe da Merchants Union Consumer Finance Company Limited, observando que ao diminuir as taxas de juro para depósitos, os bancos comerciais podem reduzir os custos da dívida e aumentar a capacidade de servir a economia real e estabilizar o desenvolvimento de alta qualidade.
A medida também poderá encorajar as empresas e as pessoas a aumentarem o investimento e o consumo até certo ponto, o que ajudará a impulsionar o consumo e a expandir a procura interna, acrescentou Dong.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)