Shanghai – O primeiro grande navio de cruzeiro de construção nacional da China, o Adora Magic City, deixou um porto em Shanghai na tarde desta segunda-feira para sua viagem comercial inaugural, abrindo um novo capítulo para as indústrias de construção naval e de cruzeiros do país.
Transportando mais de 3.000 passageiros, o navio partiu do Terminal Internacional de Cruzeiros Wusongkou, de Shanghai, e deve chegar a destinos turísticos do Nordeste Asiático, incluindo Japão e República da Coreia, antes de retornar no domingo.
O Adora Magic City tem 323,6 metros de comprimento, um peso bruto de 135.500 toneladas e pode acomodar até 5.246 passageiros em um total de 2.125 quartos, de acordo com sua construtora, a China State Shipbuilding Corporation (CSSC) Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding Co., Ltd (SWS, em inglês).
O cruzeiro conta com 16 andares e um total de 40.000 metros quadrados de espaço público de convivência e lazer.
A construção de grandes navios de cruzeiro como o Adora Magic City marcou um grande avanço na capacidade geral de construção naval da China, disse Chen Gang, gerente geral da SWS.
Após oito anos de pesquisa científica e cinco anos de projeto e construção, o navio foi entregue em novembro de 2023.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)