Felixstowe, Reino Unido – Após uma viagem de 20 dias, o primeiro navio da rota expressa de contêineres do Ártico China-Europa chegou na noite de segunda-feira ao Porto de Felixstowe, no leste da Inglaterra.
A rota oferece uma clara vantagem de tempo em relação aos cerca de 25 dias da China-Expresso Ferroviário Europeu, cerca de 40 dias pelo Canal de Suez e cerca de 50 dias contornando o Cabo da Boa Esperança.
Batizado de “Ponte Istambul”, o navio porta-contêineres partiu do Porto de Ningbo-Zhoushan, no leste da China, transportando cerca de 4.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) de carga. O navio descarregará sua carga em portos no Reino Unido, na Alemanha, na Polônia e na Holanda.
Li Xiaobin, diretor de operações da Sea Legend Line Limited, que opera a rota, disse no cais que o navio transporta principalmente mercadorias como baterias de íons de lítio e produtos fotovoltaicos, já que as condições do mar e da temperatura ao longo da rota são adequadas para cargas sensíveis ao calor e com prazos curtos.
O serviço marítimo utiliza a Passagem Nordeste do Ártico para chegar diretamente à Europa. Li disse que, após sair dessa passagem, o navio encontrou a tempestade Amy no Mar da Noruega em 8 de outubro e reduziu a velocidade por questões de segurança, chegando a Felixstowe dois dias depois do planejado.
“Esta viagem foi emocionante em meus 18 anos como capitão”, disse o capitão Zhong Desheng à Xinhua, acrescentando que estava “emocionado” em liderar sua tripulação até o porto. Ele disse que a empresa começou a se preparar para a rota há três anos, incluindo atualizações de hardware da embarcação e treinamento sistemático para a tripulação.
De acordo com a Sea Legend Line Limited, a Passagem Nordeste do Ártico liga o Leste Asiático e a Europa e está emergindo como uma nova rota para o transporte marítimo internacional, com potencial para otimizar as cadeias de suprimentos globais e impulsionar o comércio ao longo da rota.
Fang Yi, CEO da empresa, disse que a companhia marítima terá mais navios com classificação de gelo em 2026 e terá um horário fixo de verão para operar.
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)
(250722) -- GUIYANG, July 22, 2025 (Xinhua) -- Electric vehicles are charged at the Quanhu Park station equipped with ultra-fast liquid-cooled chargers in Guiyang, southwest China's Guizhou Province, June 13, 2025. TO GO WITH "Across China: Ultra-fast charging powers EV use in mountainous regions" (Xinhua)
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)